Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Gestão do plano será conduzida pela plenária eleita para 2012-2014


Gestão do plano será conduzida pela plenária eleita para 2012-2014

O Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas inicia uma nova etapa. Após a conclusão do enquadramento em setembro, que definiu as metas de qualidade das águas para um período de 20 anos, iniciam as ações ligadas à gestão do processo. E esse trabalho caberá, principalmente, à nova plenária do Comitê de Gerenciamento da Bacia que será eleita para o período 2012-2014. 
Esse foi um dos assuntos da reunião realizada na sexta-feira, dia 26, em Teutônia. Cerca de 50 pessoas, entre membros e pessoas da comunidade, participaram do encontro coordenado pelo presidente do colegiado Daniel Schmitz. 
O Comitê está em processo eleitoral. Assim, entidades com atuação nos 119 municípios que fazem parte da Bacia Taquari-Antas podem fazer suas inscrições para concorrer a uma cadeira no parlamento das águas. A ficha de inscrição está disponível no site www.taquariantas.com.br. Podem participar do processo representantes de dois grupos: usuários da água e população. As entidades que já integram o Comitê precisam apenas fazer seu cadastro, já as demais também devem apresentar cópia da Certidão Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e estatuto social. A eleição vai ocorrer no dia 30 de novembro.
O novo grupo que será formado terá um importante papel na continuidade da construção do Plano da Bacia Taquari-Antas. Após o término das etapas A (diagnóstico) e B (enquadramento), começa a fase do Plano que vai detalhar os programas de intervenções e que será contratada pelo Poder Público. “Criamos o primeiro instrumento de planejamento depois de dois anos de trabalho. O Plano foi construído para facilitar a identificação da qualidade da água e como ela está sendo utilizada e, principalmente, para nos apontar o futuro, a fim de implantar ações que visem garantir os seus usos múltiplos”, enfatiza Schmitz. 
O roteiro de ações ligadas à gestão do Plano abrange diversos temas, os quais serão trabalhados pelos grupos temáticos. Entre eles estão os rios de classe especial, usos não contemplados na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), fósforo e cargas orgânicas. Também serão feitas articulações com instâncias estaduais, regionais e locais para implementar as ações. Segundo o presidente do Comitê, já a população que vive na Bacia Taquari-Antas terá o ano de 2013 para entender e amadurecer o enquadramento do Plano. 
Ainda foram tratados na reunião em Teutônia assuntos como o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que ocorre de 5 a 9 de novembro em Cuiabá, Mato Grosso; audiências públicas sobre o saneamento da Bacia; e Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Livro da Bacia será lançado dia 13
O Comitê prepara para o dia 13 de novembro o lançamento do livro “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”. Será um evento festivo, com apresentações musicais, coquetel e sessão de autógrafos com os escritores da obra: Ana Cecília Togni e Gino Ferri. A programação ocorre às 19h no auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado. Interessados em prestigiar a atividade devem confirmar presença até o dia 6 de novembro pelo e-mail taquariantas@univates.br ou pelo telefone 3714-7023.

Legenda: Encontro reuniu aproximadamente 50 pessoas, no Colégio Teutônia, em Teutônia

Crédito: Camila Pires

Nenhum comentário: