Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Limpeza do Rio Taquari é promovida por voluntários de Roca Sales



Roca Sales - Pelo sexto ano con­secutivo, um grupo de vo­luntários se mobilizou a fim de promover uma limpeza no Rio Taquari. Por meio de uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, foi realizado, na manhã de ontem, o Mutirão de Limpeza.
Conforme o técnico agrí­cola Deoclésio Piccoli, 1,5 toneladas de lixo foi recolhida das margens e encostas do Rio Taquari. A coleta iniciou-se em Encantado, na Barra do Costi, estendendo-se pelo Bairro Porto XV; Bairro Navegantes até chegar a Roca Sales, numa extensão de 12 quilômetros. Cerca de 20 lanchas e barcos a motor recolheram pneus de bicicleta, de automóvel e até de patrola, cadeiras, garrafas plásticas e de vidro, vasilhames, copos, caixa de som, colchonete, entre outros entulhos jogados dentro do manancial.
Apesar do volume retirado, Piccoli salienta que a quantidade diminuiu em relação aos demais anos. “O que nos chamou a atenção foi a quantidade de lixo encontrada, bem menor que nos anos anteriores. Acredito que isso é fruto de uma conscientização incutida na população por meio de iniciativas de preservação e do trabalho realizado há seis anos.”
Ele ressalta as ações de conscientização praticadas e repassadas nas escolas por meio de seminários na Semana da Água. Neste ano, o evento foi realizado em Encantado e, no próximo, o seminário ocorrerá em Muçum. 
O mutirão foi uma promoção dos escritórios da Emater/RS-Ascar de Roca Sales, Muçum e Encantado, em parceria com as prefeituras desses municípios, departamentos de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Corsan, pescadores e voluntários. A iniciativa teve apoio do Sicredi e do Grupo Trilheiros em Ação.

Fonte - Informativo do Vale

Nenhum comentário: