Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Nova plenária do Comitê Taquari-Antas



Nova plenária do Comitê Taquari-Antas será definida dia 30

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza, no próximo dia 30, eleição da nova plenária para a gestão 2012/2014. 
A atividade ocorre, a partir das 9h, no auditório do Prédio 3 do Centro Universitário Univates, em Lajeado. 
Mais de 80 entidades representativas dos diferentes segmentos da sociedade e dos órgãos do Governo com atuação nos 119 municípios que integram a Bacia concorrem a uma cadeira no parlamento das águas. 
As vagas oferecidas abrangem 13 categorias, as quais pertencem aos grupos usuários da água e população. 
A divisão produção rural foi a que teve mais inscritos: 26 entidades vão disputar as oito vagas disponibilizadas a este setor na plenária do Comitê Taquari-Antas. 
Em contrapartida, o colegiado não vai ter nenhuma representação da categoria lazer e turismo, pois nenhuma organização desse segmento manifestou interesse. 
O novo grupo que será formado terá um importante papel na continuidade da construção do Plano da Bacia Taquari-Antas. 
Após a conclusão do enquadramento em setembro deste ano, que definiu as metas de qualidade das águas para um período de 20 anos, vão iniciar as ações ligadas à gestão do processo. 
Estas serão feitas em 2013 e consistem nos debates de vários temas e que serão trabalhados pelos grupos temáticos do Comitê. 
Entre eles estão os rios de classe especial, usos das águas não contemplados na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e fósforo e cargas orgânicas presentes nas águas. 
Também serão feitas articulações com instâncias estaduais, regionais e locais para que as ações sejam implantadas. 

Como vai funcionar a eleição 
O processo eleitoral do Comitê Taquari-Antas será feito de forma dialogada e a critério dos candidatos que disputam vagas nas 12 categorias. 
Cada uma se reunirá em espaços separados e decidirá, por meio de voto ou outros métodos à escolha, quais as entidades que vão representar o segmento na plenária da Bacia Taquari-Antas como titulares e suplentes durante os próximos dois anos.

Nenhum comentário: