Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

3ª edição do Revive Boa Vista, ação socioambiental teutoniense que visa a preservação do Meio Ambiente


Revive Boa Vista

Na manhã de sábado, dia 29 de setembro, ocorreu a mobilização da 3ª edição do Revive Boa Vista, ação socioambiental teutoniense que visa a preservação do Meio Ambiente e conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo, em especial na recuperação de um dos principais arroios que atravessa o município e desemboca no Rio Taquari: o Arroio Boa Vista. 
A programação iniciou na sede da CIC Teutônia, com a divisão dos cerca de 130 participantes em três equipes, seguido de visita ao aterro sanitário de Teutônia, de coleta de lixo e de plantio de mudas de árvores em pontos estratégicos do Arroio Boa Vista e seus afluentes, além do Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro. Durante toda manhã, o grupo de voluntários recolheu em torno de 750kg de lixo, mesma quantidade recolhida na edição de 2011 do projeto, e efetuou o plantio de cerca de 50 árvores. 
“O Revive Boa Vista iniciou timidamente e com a união de esforços, a cada ano estamos ampliando e diversificando as ações do projeto. 
Certamente o empenho de todos os voluntários tem contribuído para aproximarmos o Arroio Boa Vista da comunidade em geral, despertando para sua importância histórica, econômica e social para Teutônia e região. Cada um de nós deve fazer a sua parte pela preservação do Meio Ambiente, permitindo que as futuras gerações também conheçam, usufruam e admirem nosso Boa Vista”, destacou o presidente da CIC Teutônia, entidade parceira do evento, Ivandro Rosa. 

Aterro sanitário e afluentes do Boa Vista 

Na visita ao aterro sanitário, o grupo teve a oportunidade de conferir in loco o volume de lixo produzido pela população, o que assusta todos que enxergam ano a ano o crescimento da montanha de lixo. Numa breve apresentação da estrutura do local, todos puderam ter noção da importância da correta separação e destinação do lixo. 
Mensalmente o aterro sanitário de Teutônia recebe em torno de 320 toneladas de lixo, volume que aumenta consideravelmente a cada ano. Uma única pessoa na zona urbana gera 440g de lixo por dia, enquanto que na zona rural esse volume é de 106g por pessoa. 
Em seguida, os três grupos seguiram para destinos diferentes. Um deles percorreu o afluente na Cuba e Várzea, no Bairro Teutônia, outro efetuou a coleta de lixo no Arroio Ferreira e Parque Poliesportivo Municipal, no Bairro Canabarro, enquanto que o terceiro grupo esteve na Associação dos Funcionários da Elegê e Associação dos Funcionários da Languiru, no Bairro Languiru. 
Todo lixo recolhido nesses pontos foi coletado por caminhão da Prefeitura de Teutônia, que ao final da programação levou os resíduos até o aterro sanitário, onde o material será devidamente separado para o destino final correto. Entre os materiais encontrados estiveram metais, pneus, plásticos diversos, garrafas pet, PVC, e, acreditem, até um fogão à lenha. O plantio de mudas de árvores ficou concentrado nas associações da Elegê e da Languiru. 
O que alegrou o grupo foi o fato de que as mudas plantadas nestes mesmos locais nas duas edições anteriores do Revive Boa Vista resistiram bem, inclusive à enchente, e estão de desenvolvendo. 
“O Revive Boa Vista é uma pequena contribuição que estamos dando para a preservação do Meio Ambiente. 
Mais uma vez temos muito a agradecer a todas as pessoas, representantes de entidades e empresas parceiras, que se dedicam à causa ambiental e estiveram engajadas nesta mobilização. Certamente quem ainda não participa pessoalmente, tem torcido muito para que a ação dê certo e tenha continuidade, um trabalho pelo bem estar, pela qualidade de vida e convivência harmônica de toda população com o Meia Ambiente. O voluntariado é algo espetacular, atitude que deve ser nutrida por toda sociedade”, concluiu Rosa. 
O engenheiro agrônomo Ricardo Jasper igualmente frisou a importância de multiplicação do Revive Boa Vista e ações semelhantes. 
“Certamente uma questão que pode ser pensada para as próximas edições é o envolvimento de outros municípios que margeiam o Arroio Boa Vista, uma iniciativa que permitirá que tenhamos um recurso hídrico cada vez mais limpo. Para isso precisamos buscar o engajamento cada vez maior das comunidades e das lideranças. Mais do que isso, cada um de nós deve saber que tudo começa nas nossas casas, evitando a geração de resíduos e realizando a correta separação e destinação do lixo. 
O leito do rio é muito solidário, ele aceita tudo que lhe "oferecemos", mas ao mesmo tempo ele transporta e transfere tudo que jogamos no seu leito”, ressaltou Jasper. 
O 3º Revive Boa Vista é uma organização da Unidade da Parceiros Voluntários de Teutônia, em parceria com a CIC Teutônia, Prefeitura de Teutônia (Departamento de Meio Ambiente), Rotary Club de Teutônia, Emater, Global-Eco Consultoria Ambiental, Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, Certel e Seccare, com o apoio das Mantenedoras da Parceiros Voluntários no município (Languiru, Sicredi, Couros Bom Retiro, Seccare, Certel, CIC, Unimed e Rádio Tirol). 
Especificamente para a 1ª Gincana Revive Boa Vista, que conta com o envolvimento de oito equipes de escolas teutonienses, ainda há o importante apoio dos educandários e da Secretaria Municipal de Educação.

Revive Boa Vista

Revive Boa Vista

Revive Boa Vista

Revive Boa Vista

Texto e fotos – Leandro Augusto Hamester

Nenhum comentário: