Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Rio Taquari - Fenômeno da Eutrofização pode se repetir







Ano de 2010 já apresenta 1.792 mm de chuva em Estrela

Embora com previsão de estiagem que representa preocupação para os agricultores, e do retorno do fenômeno La Ninã que segundo especialistas, irá representar um período de seca, o ano de 2010 foi um dos mais chuvosos da década, com 1.792 mm até o mês de outubro.

Com grande precipitação pluviométrica de 327 mm em janeiro e 334 mm em setembro houve duas cheias no Rio Taquari.

Os meses com menor precipitação foram agosto com 35 mm e outubro com 60 mm. Os demais meses: fevereiro, março, abril, maio, junho e julho, a precipitação foi normal ou acima da média.

Com relação ao Rio Taquari os principais indicadores de qualidade ambiental de suas águas apresentam-se dentro de um padrão ambiental aceitável.

O oxigênio dissolvido, durante todo ano permaneceu estável numa faixa considerada excelente, entre o mínimo de 9 ml/L e máximo de 12 mg/L.

Outro parâmetro importante é a matéria orgânica que ficou dentro dos limites de segurança em todos os meses exceto em maio, junho e julho quando ficou minimamente acima.

A transparência das águas do Rio Taquari tiveram variação importante desde 42 cm em julho até 1,3 metro em outubro de 2010.

O pH teve oscilação entre 6,8 e 7,4 considerado normal.

Outras observações importantes foi a constatação da presença de cardumes de peixes nas águas do Rio Taquari, e presença de pássaros na mata ciliar, durante os dez meses do ano.

Com a previsão de seca, os ambientalistas da Aepan-ONG de Estrela, estão preocupados com a possibilidade de repetição do fenômeno conhecido como eutrofização das águas, que acontece a partir da pouca precipitação pluviométrica, conseqüente diminuição da vazão do Rio Taquari e concentração de matéria orgânica (potássio e fósforo), o que favorece a proliferação de algas.

Ambientalistas responsáveis:
Airton Engster dos Santos
Jorge Scherer

Nenhum comentário: