Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Corredor Ecológico - Margens do Rio Taquari recebem mais 700 mudas




Corredor Ecológico
Margens do Rio Taquari recebem mais 700 mudas

No mês de novembro de 2010, dia 08, em Lajeado, as margens do Rio Taquari receberam o plantio de mais 700 mudas, numa faixa que abrange oito propriedades ribeirinhas localizadas entre uma empresa de sucatas e um curtume, seguindo o cronograma do Projeto de Recuperação Sustentável do Corredor Ecológico do rio.

“Este plantio corresponde à segunda de seis parcelas previstas até a conclusão da primeira etapa do projeto”, afirmou a secretária do Meio Ambiente (Sema), Simone Schneider. Segundo ela, o plantio referente às parcelas 3 e 4 ainda será feito em 2010, ficando o restante para 2011.

“Assim que concluída esta primeira etapa, terão sido plantadas cerca de seis mil mudas numa faixa ribeirinha formada por 65 propriedades, desde a divisa de Lajeado com Cruzeiro do Sul, no Bairro Morro 25, até o Porto dos Bruder, nas proximidades da Ponte sobre o Rio Taquari”, destaca Simone.

Ela ressalta que nos próximos dias será iniciado o diagnóstico nas propriedades, na faixa que se estende desde o Porto dos Bruder até o encontro dos rios Forqueta e Taquari, levantamento que representa 60% do total de áreas a serem recuperadas em Lajeado.

A plantação das espécies arbóreas e arbustivas nativas e endêmicas da região está sendo feito pela Univates, que se comprometeu em adquirir e executar o plantio de quase 14 mil mudas na faixa do corredor ecológico que se estende pelo Município de Lajeado.

A iniciativa é uma compensação pela retirada de árvores e demais espécies que antecederam a abertura da Av. Avelino Tallini e o prolongamento da Av. Alberto Müller há alguns anos, permitindo a expansão da instituição de ensino.

“Por livre e espontânea vontade estou ajudando no plantio”, afirmou Carlos José Wiebbelling, proprietário de uma das áreas ribeirinhas contempladas nessa segunda parcela de plantio.
Ao passo que plantava uma muda de Canela Preta em sua propriedade, Wiebbelling destacou que gosta de colaborar com quem deseja fazer a coisa certa.


O Projeto

O Projeto de Recuperação Sustentável do Corredor Ecológico do Rio Taquari é coordenado pela promotora de justiça de Estrela, Mônica Maranguelli de Ávila, que preside o inquérito regional para sua implantação nos 13 municípios banhados pelo Rio Taquari.

O corredor integra uma faixa ribeirinha de cerca de 250 km de extensão, que somando as duas margens do rio, contemplará cerca de 500 km de extensão da faixa ribeirinha dos municípios de Estrela; Encantado; Bom Retiro do Sul; Colinas; Cruzeiro do Sul; Roca Sales; Lajeado; Arroio do Meio; Muçum; Venâncio Aires; Santa Tereza; General Câmara e Taquari.

Entre as medidas que visam recuperar a fauna e flora desta faixa ribeirinha, deverão os proprietários providenciar a remoção de lixo e depósitos de materiais diversos nas áreas, tratamento dos efluentes domésticos, cessar a prática de poda drástica da vegetação nativa e ampliação de benfeitorias, e, em alguns casos, cessar a criação de animais e retirada da vegetação exótica, além de isolar a área a ser recuperada.

Wiebbelling ajudou no plantio de mudas em sua propriedade ribeirinha ao Rio Taquari

Nenhum comentário: