Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Mutirão retira 1.500 kg de lixo das margens do Arroio Saraquá em Lajeado




LAJEADO – Organizada pela Prefeitura de Lajeado, aconteceu no dia 19 de novembro de 2010, uma ação intensiva de limpeza das margens do Arroio Saraquá, recurso hídrico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.

Cerca de 25 pessoas, entre servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Agricultura e Abastecimento (Seaab) e funcionários das empresas Minuano, Docile e Corsan se envolveram no mutirão, que recolheu 1,5 tonelada (1.500kg) de lixo em dois pontos diferentes das margens do arroio.

O material recolhido foi encaminhado para o Aterro Sanitário do município. Nem mesmo a placa instalada próxima às margens do arroio, na Rua Dois Irmãos, impediu o constrangimento daqueles que ilegalmente depositaram lixo e entulhos no local, onde uma placa adverte claramente que é proibido colocar lixo, de acordo com a Lei Municipal 5835/96.


Um dos locais limpos pelo mutirão se localiza na Rua Dois Irmãos, Bairro Conservas, e o outro, às margens da RS-130 – divisa entre Moinhos e Jardim do Cedro, abaixo da ponte próxima a empresa BR Foods (ex-Perdigão).

A secretária do Meio Ambiente, Simone Schneider, agradece a todos os voluntários e empresas que ajudaram nesta ação de responsabilidade socioambiental, bem como os servidores municipais que se engajaram no ato de cidadania. “Agora pedimos a colaboração da comunidade, principalmente dos moradores das proximidades do arroio, para que atuem como agentes de preservação, cessando o depósito de lixo nas margens do Saraquá e denunciando à Sema aqueles que estiverem em desacordo com os princípios de preservação deste recurso hídrico”, destacou Simone.

A denúncia pode ser feita pelo fone 3982.1100 e a proibição vale para qualquer área verde do município que possa estar recebendo o depósito ilegal de lixo.


A dirigente da equipe de Educação Ambiental da Sema, Laura Barbieri, salienta que, “além do benefício de deixar as margens do arroio livres do lixo, a iniciativa tem um caráter simbólico muito forte, fundamental para a conscientização comunitária sobre a importância de preservar o Arroio Saraquá”.
Ela menciona, também, que os dados a serem gerados a partir da coleta, como o peso e tipo dos materiais, serão utilizados nas palestras e atividades de conscientização promovidas pelo Centro de Educação Ambiental da Sema.


Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário: