Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Ofício 28/CGBH – Taquari-Antas

Ofício 28/CGBH – Taquari-Antas


Prezados(as) Senhores(as)

No dia 02 de dezembro do corrente, foi apresentado, durante a reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas, o relatório técnico que indica o diagnóstico da bacia
hidrográfica. Neste são demonstradas informações como: 

“65% das águas dos rios da Bacia estão com alto nível de poluição [classe 4, segundo Resolução do Conama]. O índice tem forte influência da elevada concentração de fósforo nos rios, seguido pela Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e coliformes termotolerantes, sendo estes oriundos da falta de saneamento básico nos municípios, dos efluentes lançados pelas indústrias, da intensiva criação animal na bacia ou fruto da aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes, bem como pela origem geológica, alterando a
concentração natural do nutriente.”

“Revela ainda que 35% das doenças de veiculação hídrica do RS estão concentradas nessa região.”

“Também foram apresentados vários cenários sobre os usos múltiplos da água. Entre eles o abastecimento público, que registra na região do Médio Taquari-Antas (Caxias do Sul e arredores) o maior consumo (0,9494 metros cúbicos por segundo). A criação animal também usufrui da água principalmente para dessedentação e para a higienização de animais. Na agricultura a demanda hídrica registra seu maior consumo na região do Baixo Taquari-Antas (Lajeado, Encantado, Estrela, Venâncio Aires, entre outras cidades), com 58% do total da Bacia.”

São mais de 400 páginas com inúmeras informações sobre a Bacia Hidrográfica e seus 118 municípios e usos da água. Após a apresentação, o Comitê, suas representações e representados terão um período de 2 meses para avaliar os relatórios, propor melhorias, sugerir novas informações e contribuir no processo de construção do Plano da Bacia.

Para tanto, foram divididos sete grupos que irão trabalhar nas seguintes condições:

− os grupos abaixo irão se reunir conforme dinâmica proposta pelas categorias e
convidar os usuários que representam para as reuniões:
− Geração de Energia (relatora Maria Angela Damian – CERAN)
− Produção Rural (relator Gilberto Zanatta – STR Encantado)
− Navegação e Mineração (relator Nestor Halmenschlager – SMARJA)
− os grupos abaixo irão se reunir em dois momentos, aprovados na reunião do dia
02/12. Serão as mesmas discussões na cidade de Caxias do Sul e Lajeado
(buscando facilitar os deslocamentos dos interessados).
− Abastecimento Público (relator Tiago de Vargas – SAMAE)
Secretaria Executiva
Rua Avelino Tallini, 171, Bairro Universitário
95900-000 – Lajeado – RS
Fone/Fax: (51) 3714-7023 ou 3714 7000 R.: 5230 
E-mail: taquariantas@univates.br− Esgotamento Sanitário, Drenagem, Gestão Urbana e Ambiental (relator Renivo Girardi – SAMAE)
− Indústria (relator Maicon Rizzon – SICEPOT)
− Esporte, Lazer e Turismo (relatora Beatriz Paulus) – ATUASERRA)
− Representantes da População (relator Wilson Bossle – EMATER)
− Representantes do Estado (relatora Regiane Mallmann – Secretaria de Educação)

Para esses seis grupos haverá uma reunião em Caxias do Sul, na Universidade de Caxias do Sul, no dia 19/12/2011, a partir das 9 horas, nas salas 201, 202, 203, 204, 205 e 205 A do prédio S(Saúde). E, no dia 21/12/2011, a partir das 9 horas, nas salas 300, 301, 302, 303, 306, 307 do prédio 07 da Univates, em Lajeado.

A proposição é de que conheçam o relatório, discutam e contribuam com informações. Este será o documento base para as consultas públicas que teremos em março de 2012 e que definirão o enquadramento das águas da Bacia Hidrográfica. O enquadramento é fundamental para determinarmos o futuro de empreendimentos, de investimentos, de licenciamentos, outorgas e da cobrança pelo uso da água.

Todos estão convidados a participarem e contribuirem.

Estamos a disposição para eventuais esclarecimentos, informando que os relatórios completos constam nos sitios: www.planotaquariantas.com ou www.taquariantas.com.br.

Atenciosamente
Daniel Schmitz
Presidente do Comitê Taquari-Antas

Nenhum comentário: