Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Comitê da Bacia Taquari-Antas Categorias debatem Relatório Técnico 2

Comitê da Bacia Taquari-Antas 


Comitê da Bacia Taquari-Antas 
Categorias debatem Relatório Técnico 2 


O Relatório Técnico 2 do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas passa por um importante processo de análise das informações preliminares nele contido. O documento, composto por 435 páginas e com inúmeras informações sobre as principais características da Bacia Taquari-Antas, está sendo apreciado e debatido por nove grupos temáticos membros do Comitê Taquari-Antas. 
Eles são formados por representantes dos usuários da água, da população e do Poder Público, os quais se reuniram segunda-feira (19/12), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, e nesta quarta-feira (21/12) na Univates, em Lajeado, com o objetivo de contribuir com o processo que vai definir os rumos dos recursos hídricos de 118 municípios gaúchos. 
As sugestões levantadas nos encontros serão levadas à Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE), empresa responsável pela elaboração do Plano, para avaliarem a necessidade de serem feitas alterações. 
Representante dos usuários da água, na categoria esporte, lazer e turismo, a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) esteve presente nas reuniões de Lajeado e Caxias do Sul através da diretora executiva, Beatriz Paulus, que destacou a importância da discussão do relatório. 
“Essa etapa é democrática, pois todas as categorias da sociedade estão representadas e com a oportunidade de opinar”. 
Antes mesmo dos encontros desta semana, a entidade de Bento Gonçalves se mobilizou com outras organizações do setor para apontar aspectos relacionados ao turismo. 
Entre as entidades turísticas envolvidas estão as regiões Campos de Cima da Serra, Amturvales, da Uva e Vinho, além de operadoras de turismo de aventura. 
Para Gilberto Soares, representante da categoria Indústria através da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços Vale do Taquari (CIC-VT), o momento é decisivo e precisa ser aproveitado pelo setor. 
“As decisões tomadas vão afetar qualquer projeto de expansão ou instalação de unidade industrial”, avaliou. 
Ele informa que a entidade vai buscar levantar ideias e mobilizar o empresariado para uma maior participação no processo. 


Rumos do Plano 

O Relatório Técnico 2 faz parte da etapa de diagnóstico do Plano da Bacia Taquari-Antas e sua versão final será apresentada em fevereiro de 2012, na reunião mensal do Comitê Taquari-Antas. 
As informações do documento servirão de base para as consultas públicas com a população em março de 2012, as quais definirão o enquadramento das águas da Bacia Taquari-Antas. 
Este processo será fundamental para as determinações futuras relativas aos usos das águas da Bacia, tais como implantação de empreendimentos públicos e privados, licenciamentos ambientais, outorgas e cobrança pelo uso da água. 

Nenhum comentário: