Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Nas águas do Rio Taquari, a Operação Verão.

Rio Taquari


Marinha: De 40 embarcações vistoriadas, 50% estavam irregulares

A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Ca­­pitania dos Por­tos de Porto Alegre, realiza até hoje, dia 26 de fevreiro de 2011, nas águas do Rio Taquari, a Operação Verão.
Ação esta que busca vistoriar embarcações de todos os portes que trafegam nas águas da região. Das mais de 40 abordagens feitas, 50% tinham algum tipo de irregularidade.
Segundo dados divulgados pelo responsável pelo trabalho, capitão de fragata Jayme Tavares Alves Filho, 13 barcos apresentaram algum tipo de problema vinculado à documentação do veículo ou do condutor.
O restante das irregularidades deu-se pela falta de documentos, o que resultou no recolhimento do barco.
“A maioria dos casos de ilegalidade é registrada em barcos areeiros que circulam pela região. São os chamados navios piratas”, declara o capitão.
Filho frisa que o ato, além de ter o caráter de fiscalização, busca orientar e educar os condutores quanto às leis de navegação nas águas brasileiras.
“Estamos subindo o Rio Taquari com o intuito de vistoriar todas as embarcações que cruzarem por nós”, comenta.
Na região, as ações ficaram concentradas nas cidades de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Bom Retiro do Sul.
“O objetivo é conscientizar os condutores, principalmente de embarcações de esporte e recreio (lanchas e jet-skis), da obrigação de estarem habilitados”, explica o capitão.
De acordo com o responsável, a fiscalização é intensificada no verão, época em que os usuários utilizam mais as embarcações.
“Existe um planejamento anual em todos os 356 municípios da nossa área de atuação para exercer esse tipo de atividade, no entanto, na busca de coibir ilegalidades, acentuamos as vistorias no período mais quente do ano”, enfatiza Filho.
Segundo o capitão, a Marinha não tem a intenção de multar e apreender embarcações, mas fiscalizar para que as normas legais de navegação sejam cumpridas.
“O principal objetivo da operação é que os navegadores façam a habilitação náutica para estar de acordo com a legislação da Marinha”, explica.
Segundo a Capitania dos Portos de Porto Alegre, a Operação Verão atuará nas águas gaúchas até 12 de março.
Os números oficiais da ação em todo o Estado só serão divulgados após a data-limite.

“O principal objetivo da operação é que os navegadores façam a habilitação náutica para estar de acordo com a legislação da Marinha.”
Capitão de fragata Jayme Tavares Alves Filho

Onde se habilitar?
Para trafegar dentro das normas legais da Marinha e não correr o risco de ter o barco recolhido pelos agentes do órgão, o condutor deve se dirigir à Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre com documentos pessoais.




Fonte: Onformativo do Vale

Nenhum comentário: