Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Corredor Ecológico do Rio Taquari


Rio Taquari - Estrela-RS


Mônica Maranghelli de Ávila e autoridades "de olho" no Corredor Ecológico em Taquari

Um grupo de profissionais e gestores públicos realizaram na manhã de terça-feira, dia 22, uma vistoria na margem esquerda do Rio Taquari, com objetivo de verificar a implantação do corredor ecológico.

Dois membros do Policiamento Ambiental da Brigada Militar e uma representante do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) acompanharam a ação, além do prefeito Ivo Lautert, secretário da Agricultura, Gênis Muxfeldt e engenheiros florestais que desenvolveram o projeto do corredor ecológico.

Em abril de 2009, a Prefeitura de Taquari assinou um termo de compromisso com o Ministério Público de Estrela para a criação do corredor ecológico, visando a preservação da mata ciliar e minimização dos danos causados aos recursos hídricos.
Em julho do mesmo ano, dez proprietários de terras às margens do rio assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se com o Ministério Público a aderir ao corredor ecológico.

Foram elaborados projetos definindo o plantio de mudas nativas características da mata ciliar.
Conforme o engenheiro ambiental Guilherme Schultz, que elaborou os projetos do corredor ecológico e participou da vistoria na terça-feira, as dez propriedades que firmaram o TAC estão adequadas, ou seja, cumpriram a etapa de plantio de mudas.
Agora, foram elaborados mais 20 novos projetos de recuperação de área degradada e uma audiência pública deverá ser marcada para os proprietários firmarem o Termo de Ajustamento de Conduta.

Nesta nova leva de projetos, entrará a empresa Duratex, e o Ministério Público definirá se a empresa deve fazer alguma compensação ambiental e termos de sua licença ambiental.
O corredor ecológico no município compreende 36 quilômetros e está entre a foz do arroio Tigre (Mariante) e foz do arroio Santa Cruz (Triunfo).
Na região, 14 municípios banhados pelo Rio Taquari estão no projeto do corredor ecológico.
Para o prefeito Ivo Lautert, poucos trechos desta área merecem uma atenção maior. “A grande parte está preservada”.


Audiência pública
Na tarde da terça-feira, dia 22, a promotora do Ministério Público de Estrela, Mônica Maranghelli de Ávila, participou de uma audiência pública da Câmara de Vereadores.
Ela, gestores públicos, proprietários de terra, empresários e profissionais ligados ao projeto do corredor ecológico debateram as ações que estão sendo implantadas no município.
A promotora destacou a importância de criar um malha de proteção ao longo do rio Taquari, preservando a mata nativa e os recursos hídricos.
Criticou a omissão do Estado em relação às invasões de áreas de preservação permanente.
“Juntos, devemos buscar uma minimização dos impactos e dar esperança para as futuras gerações”.

Nenhum comentário: