Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Estrela tem áreas de risco mapeadas


Estrela tem áreas de risco mapeadas

O volume da precipitação pluviométrica na Bacia Taquari-Antas influencia nas cheias do recurso hídrico, assolando a região do Vale do Taquari. As cheias causando prejuízos econômicos e sociais, além do sofrimento de muitas pessoas que ficam flageladas. Estrela está em área de direta influência das inundações do Rio Taquari. Sua história é marcada por diversas cheias, dentre as mais comentadas até hoje, a enchente de 12 de maio de 1941.

De acordo com técnicos do Serviço Geológico do Brasil – CRPM, diversos bairros da cidade avançam sobre as planícies de inundação do Rio Taquari e seus afluentes Arroio Estrela e Boa Vista, estando sujeitos a inundações. Os geólogos Simone Zwirtes e Marlon Hoelzel realizaram, na última semana, um mapeamento das áreas de risco do município e os resultados foram apresentados no dia 10 de agosto.

As principais áreas mapeadas foram entre o Porto de Estrela e a Avenida Rio Branco, o Bairro Oriental, o Loteamento Marmitt e as beiras do Arroio Boa Vista. De acordo com o estudo, o Bairro Oriental (setor 4) e Bairro Moinhos (setor 5) são os que apresentam os maiores índices de casas e pessoas em risco. Confira os setores no mapa.

Os técnicos vistoriaram as áreas, dando atenção àquelas já monitoradas e mapeadas pelas diferentes secretarias da Prefeitura de Estrela, juntamente com a Defesa Civil. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Ângela Schossler, os resultados produzidos pela “Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa” são indispensáveis na proposição de políticas públicas de prevenção, ou seja, ações de planejamento por parte da administração municipal no que afeta o crescimento da cidade e ocupações de novas áreas, bem como na elaboração do sistema de alertas em caso de precipitações pluviométricas intensas, que podem provocar inundações.

Além de Estrela, outros municípios do Rio Grande do Sul estão tendo as áreas de risco mapeadas, como Dom Pedrito, São Lourenço, Novo Hamburgo e Porto Alegre. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, este levantamento será encaminhado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que utilizará os dados na implantação do Sistema de Alerta em caso de chuvas intensas.

O Cemaden tem por objetivo desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil. O Centro não só auxilia as ações preventivas, mas possibilita identificar vulnerabilidades no uso e ocupação do solo. O alerta é enviado à Defesa Civil, que deverá iniciar os trabalhos de retirada de famílias atingidas em caso de cheias.

A entrega dos resultados contou com as presenças do tenente coronel Vinicius Renner Calvani da Defesa Civil do Estado do RS, de Cleto Werle da Defesa Civil de Estrela, do secretário de Desenvolvimento Urbano Nardi Afonso da Silva, da secretária de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Ângela Schossler e demais técnicos. Foi entregue o material impresso e na forma digital. Estes estão disponíveis para consulta na Biblioteca Ambiental da Sala Verde.

Identificados:
12 setores de risco, somando um total de 1.062 casas com possibilidade de serem atingidas pelas cheias, atingindo 4.248 pessoas

Fonte: Jornal Nova Geração

Nenhum comentário: