Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Chuvarada no Vale do Taquari repercute no Brasil

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram a cidade de Forquetinha (132 km de Porto Alegre) isolada. A ponte que dá acesso à cidade está debaixo d’água e quarenta casas foram alagadas. As plantações de soja e milho no município estão comprometidas.

Até o final da manhã desta sexta-feira (15 de abril de 2011), três estradas estavam com pontos bloqueados no Estado. A ERS-421, entre Forquetinha e Sério, foi interditada. A VRS-502, via que interliga a RSC-287 e a BR-153, está interrompida entre Paraíso e Cachoeira do Sul. Já a RSC-153 está interrompida em quatro pontos nos dois sentidos entre os quilômetros 301 e 305.

Chuvas pelo Brasil

Há casas atingidas pela água e localidades isoladas. Cerca de cem pessoas foram afetadas após o transbordamento de quatro arroios.

As regiões mais afetadas são os vales do rio Pardo e do rio Taquari. Em Sinimbu (a 171 quilômetros de Porto Alegre), no Vale do rio Pardo, choveu em 24 horas 220 milímetros, cerca de 150% acima da média. Em Canudos do Vale (a 144 quilômetros da capital), na mesma região, a precipitação foi de 205 milímetros. Em outras oito cidades, o volume superou os 100 milímetros.

“Ainda estamos levantando os estragos, mas o maior prejuízo, com certeza, está no interior do município. Quatro pontes foram danificadas e estradas alagadas. O grande problema será o escoamento da produção de fumo, nosso principal produto”, explica o secretário de Obras de Sinimbu, Astor José Dittberner, onde a prefeitura estuda decretar situação de emergência.

Em Mato Leitão, no Vale do rio Pardo (a 137 quilômetros de Porto Alegre), 35 famílias estão desalojadas e 760 pessoas foram atingidas pela chuva, que transbordou os três arroios que banham a cidade.

De acordo com a Defesa Civil estadual, em Santa Maria (a 286 quilômetros de Porto Alegre), no centro do Estado, onde choveu 133 milímetros, três bairros foram alagados, e duas famílias tiveram que ser realocadas.

Já Venâncio Aires (a 128 quilômetros da capital), no Vale do Taquari, deve decretar situação de emergência ainda nesta sexta-feira. Mais de mil casas ficaram alagadas. Ao menos onze moradores ficaram ilhados após o arroio Castelhano transbordar.

Em Novo Hamburgo (a 35 quilômetros de Porto Alegre), no Vale do Sinos, choveu muito, causando diversos pontos de alagamento. Santo Ângelo (a 442 quilômetros da Capital), na Região das Missões, foi atingido por um vendaval.

A chuva também deixou às escuras sete mil clientes da concessionária RGE na região das Missões e no Alto Uruguai. O fornecimento deve ser restabelecido ainda hoje.

Neste sábado 16 de abril, deve chover forte, com trovoadas e rajadas de vento, em áreas isoladas do Norte, Nordeste e Centro. A instabilidade fica sobre o Estado até segunda-feira. A umidade permanece no sábado e, no domingo, uma massa de ar quente eleva as temperaturas, ocasionando mais chuva. A instabilidade deve ficar sobre o Estado até terça-feira.

Fonte: Bol Notícias

Nenhum comentário: