Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Chuva no Vale do Taquari - Dia 14 de Abril de 2011.






A chuva torrencial que despertou a região ontem castigou vários municípios do Va­le do Taquari. Até as 18h desta quinta-feira, conforme o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, choveu 179,8 milímetros em Lajeado, ultrapassando a média de abril, que é de 120 milímetros.


A precipitação mais forte ocorreu entre as 5h e o meio-dia. Tanta água em um curto espaço de tempo foi suficiente para provocar alagamentos, interromper ruas e rodovias, causar desmoronamentos e deixar a população em alerta.


Em atenção redobrada também permaneceram as prefeituras e os órgãos de Defesa Civil dos municípios, especialmente de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul, que registraram as situações mais críticas, com diversos alagamentos em ruas e residências.


O quilômetro 346 da BR-386, em Lajeado, ficou interrompido por uma hora e 45 minutos, entre o final da manhã e o começo da tarde, porque a água invadiu as pistas - os motoristas fizeram o desvio por dentro da cidade e pelo Bairro Alto do Parque.


O sapateiro Osmar Eckardt, que mora perto do local, acredita que em 28 anos essa foi a segunda vez que a água tomou a pista. Em Estrela, que também enfrentou problemas de alagamentos, um raio atingiu, pela segunda vez, a estátua de Cristo situada na Escola Estadual Vidal de Negreiros, do Bairro Cristo Rei.


Já em Forquetinha, a população ficou ilhada. Em alguns pontos, a água alcançou mais de um metro de altura. Em Marques de Souza, o problema foram os deslizamentos de terra.


Fonte: O Informativo do Vale

Nenhum comentário: