Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Quase 7 mil são afetados pelos temporais no Estado


Quase 7 mil são afetados pelos temporais no Estado Panambi, Paim Filho, Não-Me-Toque, Maximiliano de Almeida e Alegrete são os municípios mais atingidos


Cerca de 6,9 mil pessoas foram atingidas, principalmente na Metade Norte do Estado, devido ao forte temporal que atingiu o Estado no fim de semana, segundo informações da Defesa Civil.


A cidade mais afetada é Não-Me-Toque, no Alto do Jacuí, onde 3.750 moradores sofreram prejuízos com a chuva.


Em Paim Filho, no Nordeste, o número de moradores atingidos é de 2.455; em Panambi, na Serra, 500; em Fagunes Varela, no Nordeste, 280; em Maximiliano de Almeida, na mesma região, 120; e em Alegrete, na fronteira Oeste, 75. Panambi e Paim Filho já decretaram situação de emergência e Não-Me-Toque, Fagunes Varela, Maximiliano de Almeida e Alegrete assinaram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).


A Defesa Civil informou, no entanto, que até agora só recebeu os Nopreds desses municípios. Em Panambi, a prefeitura decretou ontem situação de emergência depois que o rio Fiúza, que corta a cidade, transbordou e alagou diversas regiões.


Cerca de 20 famílias ficaram desalojadas e 35 indígenas acampados no município precisaram ser alojados no Ginásio de Esportes do município. Segundo o prefeito Miguel Schmitt-Prym, foi preciso abrir bueiros e calçamentos para que a água fosse escoada, entre eles na rua Carazinho, importante via do Distrito Industrial do município.


A prefeitura de Paim Filho assinou o decreto no sábado, depois que o acumulado de precipitação chegou a 120 mm em apenas 45 minutos e alagou diversos imóveis - inclusive a Delegacia de Polícia do município, no Centro.


Três comunidades ficaram isoladas: Auxiliadora, Espraiado e Santo Antônio. O acesso a essa última já está sendo restabelecido. Algumas crianças não conseguiram chegar às escolas nesta manhã de segunda-feira.

Nenhum comentário: