Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Cheia no Rio Taquari – 27 de março de 2011

Rodovia entre Estrela e Colinas foi liberada

Cheia no Rio Taquari – 27 de março de 2011


O Rio Taquari registrou nova cheia no dia 27 de marçode 2011. Começou a subir na madrugada em torno de 55 Cm por hora. Por volta de 17 horas de domingo estabilizou em 20 metros, 7 acima da cota normal. A Rádio Studio FM fez acompanhamento especial da subida das águas informando aos ouvintes a situação no Vale do Taquari. Felizmente não houve vítimas nem flagelados. Defesa Civil continua em alerta.


A Prefeitura de Panambi deve decretar situação de emergência em função dos prejuízos provocados pela chuva dos últimos dias no município. O prefeito Miguel Schmitt-Prym destaca que a cheia do rio Fiúza, que corta a área urbana, provocou alagamentos em diversas residências, provocando a retirada de pelo menos 10 famílias, que foram alojadas em um imóvel da prefeitura. Também foi removido para o Ginásio Municipal de Esportes um grupo de indígenas que ocupava uma área junto ao rio. Cerca de 100 pessoas estão desalojadas em Ajuricaba, na região do Planalto Médio do Estado, por causa da forte chuva que atingiu o município entre a madrugada e a manhã deste domingo. De acordo com informações da Brigada Militar do município, 25 casas foram fortemente atingidas pela enchente, o que obrigou os moradores a deixar as residências. A chuva também deixou estradas da região intransitáveis. Somente nas últimas horas, o acumulado de chuva no município chega aos 250 milímetros.


A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul nesse sábado deixou pelo menos uma pessoa morta. Mateus Costella, 28 anos, foi arrastado pela enxurrada enquanto fazia uma trillha com um grupo de jipeiros na localidade de Capela Santo Isidoro, em Veranópolis.

Nenhum comentário: