Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Na Semana do Meio Ambiente - Aepan-ONG constata agravamento da erosão no Rio Taquari




Na Semana do Meio Ambiente - Aepan-ONG constata agravamento da erosão

no Rio Taquari

Ambientalistas da Aepan-ONG, constataram agravamento no quadro de erosão e desbarrancamento no local conhecido como Buraco dos Cachorros, junto ao Rio Taquari, mais precisamente localizado nos fundos da antiga fábrica de cerveja Polar.

A questão está sendo tratada entre o Ministério Público e Prefeitura Municipal de Estrela, o que é louvável. A Aepan-ONG torce por soluções que sejam implementadas em virtude de um possível agravamento, ainda maior do quadro, diante de uma nova cheia por exemplo.

Outra questão observada pelos ambientalistas diz respeito a grande quantidade de lixo pendurado ou jogado na mata ciliar, o que demonstra, segundo os mesmos, o desleixo da população de toda bacia Taquari-Antas, com relação à preservação do meio ambiente. Plástico, panos, isopor, latas, madeira entre outros, devolvido pelo Rio Taquari, nas cheias, como que, querendo chamar a atenção para consciência ecológica, alertam os membros da Aepan-ONG.

Curiosidade:

Assoreamento é a obstrução de um rio, canal, estuário ou qualquer corpo d’água, pelo acúmulo de substâncias minerais (areia, argila, etc) ou orgânicas, como o lodo, provocando a redução de sua profundidade e da velocidade de sua correnteza, além da morte dos peixes.

Voluntários: Airton Engster dos Santos

Jorge Scherer e Marco Kafer.

Imagens: Aepan-ONG


Nenhum comentário: