Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Corredor Ecológico - Rio Taquari

Uma iniciativa que serve de exemplo:

Com o passar dos anos e o crescimento da economia, as árvores nativas às margens do Rio Taquari perderam espaço para lavouras e pastagens.

O cenário que por décadas significou progresso, hoje está vinculado a problemas como a erosão das ribanceiras, o que ocasiona situações corriqueiras, como os alagamentos e assoreamento do leito do manancial.

Para tentar reverter esse quadro, surgiu em 2001 um esforço conjunto entre diversas entidades com o objetivo de criar uma espécie de corredor ecológico ao longo do curso d’água.

Ontem, a iniciativa que conta com o apoio de entidades e instituições como Ministério Público de Estrela, Prefeitura Municipal, Emater/RS-Ascar, sindicatos rurais e Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), foi apresentada como exemplo positivo na reunião, em Estrela, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari Antas.

Para o presidente do comitê, o professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Daniel Schmitz, qualquer iniciativa que vise a recuperação da qualidade dos rios é bem-vinda.
“Os problemas ambientais estão aí e o Poder Público, de uma forma geral, está se mostrando interessado em resolvê-los, mesmo que seja pela imposição legal”, analisa.

E foi justamente por uma imposição legal que a idéia do Corredor Ecológico surgiu.

Segundo a promotora de Justiça, Mônica Maranghelli de Avila, o programa teve início em 2001, quando foi instaurado um inquérito civil na Promotoria de Justiça Especializada de Estrela para investigar a necessidade de recuperação das ribanceiras nas cidades que integram a comarca, em extensão de mais 14 quilômetros.

Na época, estudos preliminares foram feitos por técnicos da Univates, Emater e do Defap.

Baseado nos resultados, o MP firmou um termo de ajustamento de conduta com Bom Retiro do Sul, Colinas e Estrela, os quais tiveram de apresentar levantamento de todos os proprietários e moradores das margens do Rio Taquari.

Perspectiva:

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Estrela, Ângela Schossler, até o momento, de um total estimado de 300 proprietários de terras ribeirinhas ao Taquari, 41 já foram incluídos no projeto do Corredor Ecológico.

Em dez propriedades as mudas já foram plantadas.

“Nossa intenção é firmar no próximo ano o termo de ajustamento com todos os proprietários de terras e executar efetivamente o projeto em boa parte das áreas”, projeta.

A promotora de Justiça salienta que para aderir à iniciativa basta boa vontade. “Quem se propõe a participar recebe as mudas de empresas parceiras, além do projeto ser formulado pela prefeitura”, destaca Mônica
.

Nenhum comentário: