Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

A Fundação SOS Mata Atlântica, a Rede de ONGs da Mata Atlântica e a Frente Parlamentar Ambientalista, convidam para os Diálogos Socioambientais

Diálogos Socioambientais:
“Código Florestal: implementação ou retrocesso” e
“Unidades de Conservação ameaçadas no Brasil”


A Fundação SOS Mata Atlântica, a Rede de ONGs da Mata Atlântica e a Frente Parlamentar Ambientalista, com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista do Rio Grande do Sul, convidam para os Diálogos Socioambientais sobre os temas “Código Florestal: implementação ou retrocesso” e “Unidades de Conservação ameaçadas no Brasil ”.
O movimento socioambiental e os representantes do poder público discutirão sobre como enfrentar os desafios que envolvem esses dois temas e que colocaram o governo e a sociedade em campos opostos, com a apropriação dos bens naturais por um pretenso desenvolvimentismo, baseado em uma economia de curto prazo e oportunismos políticos, de forma desconectada das recomendações do Fórum Social Mundial e das Convenções do Clima e da Biodiversidade.


Essas Convenções, entre outras das quais o Brasil é signatário, preconizam um desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente e a sociedade, com base na sustentabilidade para as atuais e as futuras gerações. Sem os avanços e diante da falta de políticas públicas transparentes e participativas, aprofunda-se ainda mais a crise por qual passam o Sistema Nacional de Meio Ambiente e suas interações.
As Unidades de Conservação, como parques e reservas, estão relegadas ao descaso e à incapacidade do Ministério do Meio Ambiente e do Governo Federal de promover a conservação e bons exemplos de gestão e visitação. Por isso, a sociedade foi convocada a participar de um movimento em defesa destas joias naturais: SOS Parques do Brasil. (Mais detalhes acessehttp://migre.me/hsrEj )


A proposta dos Diálogos é também de buscar reverter esses conflitos, com ações propositivas e afirmativas para uma agenda de sustentabilidade para a sociedade nas eleições de 2014.
No evento, serão apresentadas ainda as atividades da campanha do “Cumpra-se” – que pede a implantação e o cumprimento do Código Florestal - e o Observatório do Código Florestal. Contamos com a sua participação e de representantes do movimento socioambiental para organizar agenda de lutas para 2014.


O evento integra a programação do Fórum Social Temático (FST) - Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental, que será realizado em Porto Alegre, de 23 a 26 de janeiro de 2014. O FST é um evento que ocorre dentro dos processos de articulação e mobilização do Fórum Social Mundial (FSM). Tem caráter internacional e se dedica a aprofundar o debate e reflexão sobre algumas lutas políticas e sociais de interesse das organizações e movimentos sociais. É um espaço para formulação de propostas, para troca de experiências, de convergências de todas as organizações e movimentos, aberto para o aprofundamento das reflexões e debates sobre novas formas de construção de um “Outro mundo possível”. Para mais informações sobre o fórum, acessem o site http://www.forumsocialportoalegre.org.br/.


Data: 23 de janeiro, quinta feira;
Horário: das 10h às 13h,
Local: Auditório Dante Baroni, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre).

Nenhum comentário: