Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Defesa Civil de Estrela-RS - Granizo, Enxurrada e Vendaval no mês de novembro de 2013


Granizo, enxurrada e vendaval atingem Estrela

Uma sucessão de fenômenos climáticos atingiu o município de Estrela, deixando em torno de 160 habitações danificadas com 640 pessoas de alguma forma atingidas pelas intempéries.

Primeiro foi a chuva de granizo na noite do dia 10, com 72 casas afetadas. Depois no dia 11 a precipitação de 250 mm de chuva deixou mais 18 casas prejudicadas.

Quando a Defesa Civil de Estrela fazia o levantamento dos prejuízos e entrega de telhas para residências destelhadas, um vendaval atingiu o município na tarde do dia 15 de novembro, afetando outras 58 residências

Os bairros mais atingidos pela ordem foram: Indústrias, Moinhos, Marmitt, Vila Tereza, Pinheiros, Loteamento Popular e Imigrantes.

Uma ponte em Porongos, no interior de Estrela teve que ser interditada, no dia da enxurrada.

Muitas famílias foram atendidas ainda durante os temporais. Jorge Both, Coordenador da Defesa Civil destaca a boa vontade da empresa Morelli, que abriu as portas inclusive no feriado, para fornecimento de lonas pretas que foram utilizadas para amenizar o problema com telhados quebrados.

Segundo Both, a Defesa Civil está aguardando novo lote de telhas para serem entregues nas residências que ainda não receberam o material para reparo dos telhados.

Carlos Bremm, responsável pelo setor operacional destaca que a população seguiu as orientações da Defesa Civil, durante e depois dos fenômenos climáticos, motivo pelo qual não houve nenhum acidente com pessoas feridas.

Como os fenômenos climáticos vêm se repetindo acentuadamente, os integrantes da Defesa Civil de Estrela participaram na última terça-feira, de um curso de capacitação de pluviômetros semi-automáticos, ministrado pelo CEMADEN - Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais.

Serão instalados dois aparelhos “pluviômetros” em Estrela, um na sede da Defesa Civil, e outro na Creche Estrelinha no Bairro das Indústrias para acompanhar o comportamento das precipitações pluviométricas. Outros dois estão sendo solicitados para serem colocados no interior do município.

Both afirma: “Precisamos estar mais bem aparelhados para prevenir prejuízos maiores para nossa população” finalizou.

Airton Engster dos Santos


















Nenhum comentário: