Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Na Semana do Meio Ambiente a Aepan-ONG chama a atenção para poluição dos veículos.






Nas áreas urbanas, a concentração de milhares de veículos gera toneladas de gases poluentes por dia, prejudicando a qualidade do ar.

Os principais poluentes lançados na atmosfera pelos veículos automotores são provenientes da combustão incompleta, sendo as emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e material particulado.

Os problemas que tal situação ocasiona referem-se à saúde da população que fica exposta aos gases poluentes, e vão desde irritação dos olhos, nariz e garganta, tosse, enjôo e dores de cabeça a problemas respiratórios como a asma, com custos diretos e indiretos para ao serviço de saúde pública. Crianças, idosos são os mais afetados.

O aumento da concentração destes gases na atmosfera, tem provocado o aquecimento global (efeito estufa) comprometendo a vida na terra.

Até meados de 1980, a poluição atmosférica era atribuída às emissões industriais.

Com o rápido crescimento da frota veiculos, verificou-se a enorme contribuição dessa fonte na degradação da qualidade do ar o que levou o Governo Federal a instituir, em 1986, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve, com produção de veículos menos poluentes;
Já em 1997, os automóveis nacionais alcançavam os baixos índices de emissão dos países de alta tecnologia.
A redução dos níveis de emissão de poluentes por veículos novos é fator fundamental aliado aos cuidados  necessários para assegurar que os veículos sejam mantidos pelos usuários dentro dos padrões recomendados.

Em 1997, foi implementado o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos, uma parceria Feema/Detran, que colocou o Estado do Rio de Janeiro numa posição pioneira, ao adotar os testes de medição dos gases poluentes emitidos pelos veículos, quando de sua vistoria anual.

Teste de medição de gases poluentes
O teste é realizado por equipamentos ligados a um computador que mede, automaticamente, os níveis de hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e sua diluição (CO+CO2), permitindo obter resultados imediatos e exatos.

No caso de o veículo ser reprovado no teste de emissão de gases, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo sairá com a seguinte ressalva: Apto com restrições.

Todos os equipamentos de medição de gases são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial – Inmetro.

O Rio Grande do Sul está criando através de Lei Estadual medidas idênticas para controle da emissão de gases dos veículos.

A qualidade do ar depende também de seu carro. O que você deve fazer:
  • Mantenha seu veículo regulado de acordo com as especificações do fabricante. Além de reduzir a poluição, você prolonga a vida do motor e economiza combustível.
  • Observe o período de troca do(s) filtro(s) de ar. Filtro sujo aumenta o consumo de combustível e o veículo polui mais.
  • Evite transitar por vias congestionadas, procurando, sempre que possível caminhos alternativos. O anda-pára do trânsito congestionado aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
  • Procure utilizar meios de transporte coletivo, sempre que possível.
  • Se o seu veículo utiliza diesel, mantenha o sistema de injeção de combustível regulado, conforme especificação do fabricante.
  • Quando parado no tráfego, não acelere seu veículo desnecessariamente. Acelerando, você aumenta a emissão dos poluentes.

Ambientalistas
Airton Engster dos Santos,
Jorge Scherer,
Ernani Theisen

Nenhum comentário: