Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Corredor Ecológico do Rio Taquari


Promotora de Justiça Mônica Maranghelli de Avila do Ministério Público Especializado de Estrela e o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap)
Assinam novos Termos de Ajustamento de Conduta em Cruzeiro do Sul



Na quinta-feira, dia 27, foram assinados mais 15 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) referentes ao Corredor Ecológico do Rio Taquari.

O encontro foi no pavilhão da comunidade do bairro Vila Zwirtes, em Cruzeiro do Sul, sendo que este é o terceiro encontro para a assinatura dos TAC desde o início do processo, no final de 2009.

Com mais estes notificados, chega a 33 o número total de contratos. Segundo os responsáveis pelo Departamento de Meio Ambiente, até o final devem ser notificadas em torno de 250 propriedades. Os últimos Termos foram assinados no mês de setembro de 2010, também no bairro Vila Zwirtes, onde na oportunidade foram notificados dez moradores.

A partir da notificação, o proprietário se compromete a pôr em prática o projeto que foi elaborado, sendo que está autorizado a retirar a vegetação exótica e preparar o local para receber as mudas nativas, as quais devem ser implantadas entre os meses de maio a setembro deste ano.

O Corredor Ecológico em Cruzeiro do Sul se estende entre o bairro Passo de Estrela, divisa com Lajeado, e Santarém onde faz divisa com Venâncio Aires, numa extensão de 22 quilômetros.

Participaram do ato, o Ministério Público, empresa Lógica Gestão Ambiental Inteligente, responsável pelo levantamento técnico e Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP) e representantes do Departamento do Meio Ambiente do município, assim como moradores notificados e demais autoridades como o prefeito em exercício José Iran Maria que destacou a importância do ato.
Este tipo de atitude da Administração Municipal pode até não dar voto, mas com certeza vai garantir a segurança de muitas famílias que hoje correm o risco de ter as suas casas prejudicadas pela ação do Rio Taquari que a cada ano que passa está avançando mais e derrubando os barrancos”, salientou, lembrando a tragédia do Rio de Janeiro e que teve tamanhas proporções em parte causadas pelas ações do homem contra a natureza.

Comunidade acompanhou as explicações do projeto
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cruzeiro do Sul
Foto: Jean Hinterholz

Nenhum comentário: