Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Rio Taquari-RS – Relatório Aepan-ONG - Maio de 2010







Rio Taquari – Relatório Aepan-ONG - Maio de 2010

No dia 25 de maio de 2010, foi efetivado levantamento das condições ambientais do Rio Taquari, com coleta de água realizada em Estrela-RS. Após resultados obtidos pode-se afirmar que as condições ambientais das águas são boas. Especialmente o oxigênio dissolvido em ótima concentração.

Ás 16 horas, momento em que os ambientalistas da Aepan-ONG faziam as análises, medidas e observações, a Umidade Relativa do Ar encontrava-se em 72%. O vento soprava numa velocidade de 15 km/hora. Com sol entre nuvens, temperatura com 20,5 °C.

A transparência da água de apenas 52 cm de profundidade. Cor marrom e aspecto barrenta; Cheiro característico do Rio Taquari. Matéria Orgânica com 3,2 mg/litro. Temperatura da água de 19 °C; pH: 7,2; Oxigênio Dissolvido de 10,5 mg/litro. Lixo orgânico na água, como pedaços de vegetação e galhos de árvore. Peixes pequenos capturados por pescadores artesanais, foram fotografados pelos voluntários da Aepan.

Na mata foram encontradas variedades de lixos jogados, Temperatura do solo de 20 °C.Também foram vistas diversas espécies de pássaros, principalmente a pomba do mato ou pombão.
Com relação a flora destacamos a vegetação conhecida como maricá, presente ao longo da mata ciliar.

Curiosidades:

Flora: Encontrados pés de maricá - árvore ou arbusto arborescente, aculeado, de três a oito metros de altura, formando densas associações em solos úmidos e brejosos. Sua inflorescências globosas com estames brancos são muito visitadas pelas abelhas. Os frutos são vagens articuladas.

Fauna: Avistamos o pássaro conhecido por pombão – ave de colorido geral cinza-chumbo, com a nuca de aspecto escamoso, e pés avermelhados. O lado superior da asa apresenta uma faixa branca, visível em vôo. É uma das maiores pombas brasileiras, atingindo 35 cm de comprimento.
Temperatura e Precipitação Pluviométrica em Estrela-RS:

A máxima temperatura observada, no mês de Maio de 2010, foi de 24,5 °C e a mínima foi de 11,7 °C. Já a precipitação foi de 171 milímetros.



Nenhum comentário: