Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Acidente Ecológico no Arroio Estrela






Acidente Ecológico no Arroio Estrela

Sábado pela manhã, dia 17 de abril de 2010, no Arroio Estrela, no antigo moinho de trigo e sob a ponte do Stangler na rua Coronel Britto, em Estrela-RS, teve lugar um acidente ecológico com mortandade de peixes.

Na verdade, a hipótese mais aceita num primeiro momento é de que um cardume de peixes tenha entrado num tanque do antigo moinho, e ficado preso. Isto porque a água do arroio Estrela que entra no tanque por uma abertura na parte de baixo, tem sua saída na parte superior. Porém com a pequena estiagem observada no mês de abril, o arroio baixou seu nível, desta forma a água parou de circular pelo local, diminuindo o oxigênio dissolvido, vindo a estressar os peixes, ficando os mesmos desorientados e levando-os até a morte.

Diversos populares, com picaretas e pás, passaram a demolir parte do tanque para liberar os peixes para o leito principal do arroio Estrela, numa verdadeira demonstração de voluntariado. A idéia para atitude derradeira para salvar os peixes partiu de um morador das imediações, destaca Ângela Schossler, Secretária do Meio Ambiente, presente ao local conjuntamente com sua equipe, mais a Patrulha Ambiental da BM e Aepan-ONG.

Foi efetivada uma coleta de amostra da água no local, que a Secretaria do Meio Ambiente de Estrela encaminhou para o Laboratório da Univates para confirmar, ou não, as observações iniciais.

Do ponto de vista ecológico, o oxigênio dissolvido na água é uma variável extremamente importante, haja vista que a maioria dos organismos aquáticos necessita deste elemento para a respiração.


Texto e Fotos:
Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer




Nenhum comentário: