Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Estrela - Rs - Altas temperaturas no verão - Fevereiro de 2010


Efeitos das altas temperaturas em Estrela: “Estresse calórico” vitima milhares de frangos



As temperaturas próximas dos 40 ºC têm gerado prejuízos para alguns avicultores de Estrela.


Na propriedade do casal Jorge Sechi (53) e Teodile Sechi (47) foi necessária a abertura de uma vala para enterrar os frangos mortos.


Cerca de 4 mil aves fêmeas, pesando em média 2,4 kg cada, foram vitimadas pelo conhecido “estresse calórico”, segundo o veterinário da Cooperativa Languiru, Anderson Xavier.


A propriedade localiza-se em Linha Geraldo Baixa, possuindo dois aviários com 1.440 m2 cada.


capacidade de produção dos dois aviários juntos alcança lotes com cerca de 42 mil cabeças, em períodos de 40 dias.


O Casal Sechi está estudando a viabilidade da aquisição de gerador de energia, haja vista a necessidade da adoção de medidas preventivas na tentativa de evitar nova mortandade de frangos.


Em contato com o secretário municipal de Agricultura de Estrela, Paulo Floriano Scheeren, os avicultores receberam sinal verde para a possibilidade da aquisição do equipamento por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (Funderal).


Scheeren esteve na propriedade do Casal Sechi e se colocou à disposição para qualquer tipo de auxílio, dentro do aspecto legal.


“O Município está junto com os avicultores”, resumiu o secretário.

Já na localidade de Novo Paraíso, uma granja que produz matrizes para a empresa Penasul (antiga Pena Branca) de Garibaldi, também registrou perdas. Cerca de 5 mil fêmeas não resistiram ao forte calor.


A exemplo do que aconteceu na propriedade dos Sechi, de Linha Geraldo Baixa, foi necessária a abertura de vala para enterrar as aves mortas.


Nos dois casos, os serviços foram realizados por uma retroescavadeira da Secretaria Municipal de Agricultura de Estrela.

Texto e foto: ILOCIR JOSÉ FÜHR


Nenhum comentário: