Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Precipitação Atípica Causa Enchente e destruição no Vale Taquari





Precipitação Atípica Causa

Enchente e destruição no Vale Taquari


A chuva forte que caiu no dia 04 de janeiro de 2010, com grande volume de água que variou de acordo com os municípios, entre 180 mm e 240 mm, em curto espaço de tempo (12 horas), causou estragos e desabrigou centenas em muitos municípios da Bacia Taquari-Antas.


Em Estrela, a Defesa Civil atuou de forma competente em todo episódio da cheia, tendo como órgão de apoio e logística a Prefeitura Municipal.


As famílias, com domicílios em áreas alagadiças foram retiradas, junto com seus pertences e encaminhadas para ginásios da cidade.


Orientações gerais de saúde e prevenção de acidentes foram repassadas aos flagelados que ao todo somaram 40 famílias.


A Rádio Alto Taquari de Estrela fez plantão especial repassando informações e orientações sobre as subidas das águas e cota final da cheia que chegou a 23,95 metros, ou seja, 10,95 metros acima do nível normal.


Em dado momento, o nível das águas chegou a subir 1,10 metros por hora, que preocupou as autoridades encarregadas de fazer a retirada da população em risco eminente.


Felizmente não houve vítimas fatais em Estrela-RS.


Marques de Souza viveu situação de Calamidade Pública:


As águas do Rio Forqueta, afluente do Rio Taquari pelo lado direito, subiu rapidamente não dando tempo para as pessoas retirarem seus pertences nem animais.


A agricultura e pecuária base da economia em Marques de Souza foi destruída por completo. Também os camping, atividade muito difundida no município, cujas estruturas foram arrastadas pelas águas.


Em torno de 100 famílias ficaram desalojadas, muitas delas sendo retiradas dos telhados das residências pelo Corpo de Bombeiros.

A população ficou sem água nem energia elétrica. A BR 386 que corta o município de Marques de Souza, ficou submersa por um metro de água.


Campanhas de solidariedade foram desencadeadas em todo Vale do Taquari, para auxiliar a população flagelada.


Ouros município também foram atingidos pelas cheias como: Travesseiro, Forquetinha, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Progresso, Encantado, Arroio do Meio Muçum e Anta Gorda.


Ruas, pontes e rodovias foram interrompidas pelas águas, deslizamentos e pessoas desalojadas. O cenário segundo algumas testemunhas foi de um cenário de guerra.


Texto: Airton Engster dos Santos

Fotos: Jorge Scherer


Nenhum comentário: