Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Enchente Rio Taquari outubro 2008 - Estrela-RS






302 mm de chuva em outubro,
provoca cheia com 26,65 metros no Rio Taquari

O mês de outubro teve a maior precipitação pluviométrica dos últimos cinco anos em um único mês, provocou a quinta maior cheia da história desde 1941.

Até sexta-feira, dia 24, já havia chovido 150 mm. Da madrugada de sexta-feira até domingo pela manhã houve mais 152 mm de precipitação totalizando 302 mm no mês de outubro.

O nível das águas começou a se elevar, e por volta das 16 horas de domingo, em diante, o Rio Taquari subiu numa média de 40 cm por hora até às 2 horas da madrugada de segunda-feira quando começou a diminuir seu ritmo em 5 cm por hora. Porém sempre elevando sua cota até que estabilizou por volta de meio dia de segunda feira, chegando a 26,65 m. Cheia só superada pelas enchentes de 1941 com 29,92 metros e 1956 com 28,86 metros, 1954 com 27,35 metros e 2001 com 26,95 metros.

Duzentas famílias ficaram flageladas, e foram socorridas pela Defesa Civil de Estrela-RS. O mesmo ocorreu em outros municípios do Vale do Taquari. Algumas famílias relutaram em aceitar sair imediatamente das zonas de risco por não acreditarem na força do fenômeno. No final não foram registradas ocorrências de acidentes ou danos à integridade física dos atingidos pelas águas. Apenas na madrugada de segunda-feira um casal ficou ilhado no bairro Marmitt, pediu socorro e foi resgatado sem maiores problemas.

A corrida em busca de informações e orientações foram constantes durante o período mais crítico de subida das águas. As leituras da cota do Rio medidas do Porto de Estrela eram aguardadas com grande expectativa. Também informações do município de Encantado e montante como Muçum e Santa Tereza eram buscados constantemente como forma de se fazer uma estimativa de crescimento do nível das águas do Rio em Estrela.

Na segunda-feira muitas escolas do município suspenderam as aulas em função das mesmas estarem localizadas em áreas atingidas pela cheia. Também muitas crianças ficaram flageladas. Outro aspecto que trouxe problemas foram ruas da cidade tomadas pelas águas causando transtornos e dificuldades para os veículos e pedestres.

Na manhã de segunda-feira, dia 27, o prefeito Celso Brönstrup, decretou Situação de Emergência na área urbana e rural do município, em virtude das cheias do rio Taquari.

Dados da Defesa Civil de Estrela informam que mais de 200 famílias ficaram desabrigadas. Na área urbana os bairros mais atingidos foram: Oriental, Marmitt e Moinhos. Localidades do interior também foram castigadas com a alta de arroios que alimentam o Taquari, muitas plantações ficaram submersas.

Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer

Nenhum comentário: