Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Rio Taquari - Enchente setembro de 2007

Enchente no Rio Taquari em 2007 - Vale do Taquari-RS

As fortes chuvas que caíram de 20 a 23 de setembro, em toda bacia do Taquari-Antas, provocaram uma das maiores enchentes dos últimos anos, ou seja, 26,25 metros. Nesta década superada pelas cheias de 2001 que chegaram a 26,30 metros (julho) 26,95 metros (outubro). Grande número de flagelados em todo Vale do Taquari, quedas de barreiras em rodovias, ruas e residências tomadas pelas águas. A maioria das famílias foi retirada antes das águas subirem, graças a um sistema de monitoramento da Defesa Civil e prefeituras da região. As rádios locais também tiveram papel preponderante informando a população sobre a situação das águas. Em Estrela foram retiradas em torno de 150 famílias e Lajeado 200. Os voluntários da Aepan-ONG atuaram principalmente levando orientações para famílias em situação de risco.

Curiosidade: A maior enchente registrada no Rio
Taquari foi em 1941 com 29, 92 metros.

Obs. A região do Vale do Taquari, com 39 municípios, no Rio Grande do Sul é grande produtora de alimentos no estado. Concentração de indústrias e cooperativas da alimentação com expressivo número de trabalhadores. Os maiores municípios são: Lajeado, Estrela, Encantado, Teutônia, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Roca Sales.

Cuidados com doenças em decorrências das Enchentes e Inundações:

Em enchentes e inundações a água é contaminada por lixo, esgotos, dejetos de animais e produtos químicos como agrotóxicos, inseticidas, adubos químicos, produtos de limpeza, etc.
A água contaminada pode provocar doenças como Leptospirose, Verminoses, Tétano, Cólera, Hepatite e Intoxicações.

Evite o contato com a água e a lama contaminadas nas enchentes:

  1. Não ande sem botas de borracha ou sacos plásticos nos pés;
  2. Não deixe as crianças brincarem em água parada ou lama de enchentes;
  3. Ao retornar a sua casa, limpe e desinfete as áreas atingidas pela água e remova o mofo, que pode causar doenças de pele como alergias e micoses e também doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite;
  4. Utilize luvas e botas de borracha na limpeza dos locais atingidos pela água;
  5. Desinfete os locais com água sanitária: 1 colher de sopa para cada litro d’água utilizado na limpeza;
  6. Não consuma alimentos que tiveram contato com a água de enchentes e inundações;
  7. Não beba água de fontes atingidas por enchentes ou inundações (poços, cisternas, rede pública) sem antes desinfeta-la fervendo ou adicionando hipoclorito fornecido pelo Município.

Imagens da Aepan-ONG

Airton Engster dos Santos
Jorge Scherer
Ambientalistas

Nenhum comentário: