Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Defesa Civil do Estado contabiliza 22.554 pessoas prejudicadas pelos temporais de granizo registrados nos últimos dias no RS


19 de setembro de 2015

A Defesa Civil do Estado contabiliza 22.554 pessoas prejudicadas pelos temporais de granizo registrados nos últimos dias no RS. De acordo com boletim divulgado na manhã deste sábado, subiu para 5.267 o número de casas danificadas pelas pedras de gelo. No total, moradores tiveram prejuízos em 50 cidades.

O município de Taquara é o que registra mais estragos, registrados em 1.958 construções, seguido por Sarandi e Novo Hamburgo, com cerca de 500 em cada local. Mesmo com mais danos contabilizados, há informações de que apenas 14 famílias (58 pessoas), de Tupanci e São José do Ouro, precisaram sair de casa e foram abrigadas por amigos e familiares.

Lonas são distribuídas aos moradores para cobrir temporariamente as telhas quebradas pelo granizo. Não há registros de alagamentos, mas a Defesa Civil mantém o alerta para volumes significativos de chuvas torrenciais e de granizo nos próximos dias. O órgão pode ser acionado pelo telefone 199 em caso de emergências.


Fonte Correio do Povo

Comdema de Estrela-RS - Conselho Municipal do Meio Ambiente - Reunião 07 de 2015

Airton Engster dos Santos, Rosângela Johan e José Inácio Birck
Rádio Studio FM 98.3

Ata 07/15

Aos treze dias do mês de agosto de dois mil e quinze , às catorze horas, nas dependências da Câmara de Vereadores de Estrela realizou-se reunião ordinária do COMDEMA ( Conselho Municipal de Meio Ambiente). O presidente do COMDEMA José Inacio Birck iniciou a reunião desejando boas vindas à todos, indagou se haviam recebido a ata 06/15 referente a votação do Plano de Zoneamento Ambiental e Urbanístico das Áreas de Preservação Permanente sendo a ata aprovada pelos presentes. Comunicou que receberão ata referente a votação de inclusão de CODRAMs a lista já existente. Em seguida passou a palavra ao arquiteto da SEPLADE, Mauro José, que apresentou um orçamento de custo de cisterna para uma residência de aproximadamente setenta metros quadrados, com uma cisterna de dois mil e quinhentos litros,canalização necessária,caixa de distribuição e bombas,sendo que o custo fica entre três mil e setecentos à nove mil oitocentos e cinquenta reais gerando uma economia mensal de cem à quinhentos reais projetando-se o retorno do investimento entre dois a cinco anos. Segundo a ONU o ideal seria a captação de cento e dez litros/dia por pessoa, no Brasil pode-se chegar a mais de duzentos litro/dia baseando-se nas médias climatológicas. Em seguida o técnico da SMMASB Arly Volken mostrou modelos de cisternas, e que foram construídas quinhentos e setenta e oito mil e seiscentos e oitenta e nove cisternas rurais no período entre dois mil e três e dois mil e quinze, falou sobre o P1MC-Programa 1 Milhão de cisternas, do Programa Produtor de Água - ANA e da bonificação aos produtores que geram externalidades positivas em bacias hidrográficas. Citou a Lei 9.433/97 do Plano Nacional de Recursos Hidrícos na qual um dos fundamentos é que a água é bem de domínio público. Em Estrela a Lei nº 4.008/05 institui o Programa de Uso Racional de Água e reaproveitamento da água para prédios públicos e privados no perímetro urbano e área rural. O intuito é de apresentar um projeto de Lei sobre o reuso da água que esteja vinculado a aprovação de projeto hidráulico, sanitário e arquitetônico pelo setor de engenharia do município. Em seguida, falou-se sobre criar uma comissão para o programa de reaproveitamento de água.
Nada mais havendo à constar lavro esta ata que será assinada pelo presidente.

COMDEMA de Estrela-RS - Reunião 06 de 2015 - Conselho Municipal do Meio Ambiente


Presidente José Inácio Birck

Ata 06/15

Aos vinte e três dias do mês de julho de dois mile quinze,ás catorze horas, nas dependências da Câmara de Vereadores de Estrela reuniram-se extraordináriamente os membros do Comdema ( Conselho Municipal de Meio Ambiente ) para votação do Plano de Zoneamento Ambiental e Urbanístico das Áreas de Preservação Permanente em perímetro urbano no município de Estrela. O presidente José Inacio Birck iniciou a reunião desejando boas-vindas á todos e elogiou a equipe que elaborou o Plano de Zoneamento, em seguida passou a palavra para o biólogo da SMMASB Émerson Musskoff que explanou os principais pontos do plano e esclareceu dúvidas dos conselheiros.Émerson falou que equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela entendia como viável a regularização de intervenções em área de preservação permanente onde houver uso consolidado e descaracterização da função ambiental da Área de Preservação Permanente, para tanto se fazia necessário à elaboração de um estudo de zoneamento ambiental que resultou em umprojeto de lei municipal, documento que institucionaliza este zoneamento. O primeiro passo consistiu em elaborar o “Plano de zoneamento ambiental e urbanístico das Áreas de Preservação Permanente em perímetro urbano no município de Estrela”, tendo como base no artigo 65 da Lei Federal 12.651/2012, bem como na Lei Federal nº11.977/2009. Este estudo fez uso de uma equipe multidisciplinar constituída de profissionais das áreas ambiental e de planejamento urbanístico. Para haver um zoneamento territorial racional e viável, foi imprescindível o conhecimento aprofundado do local selecionado. Aliado a isso deve se considerar o fato de que a sociedade atual está exigindo progressivamente uma melhoria na qualidade de vida, o que esta intimamente relacionada à qualidade do meio. Esta lei apresentará vigência imediata apenas sobre as áreas já avaliadas no “Plano de zoneamento ambiental e urbanístico das Áreas Especiais de Interesse Ambiental em perímetro urbano no município de Estrela”. Inicialmente foi inventariada a área central do município, devendo ser estendido este levantamento as demais áreas urbanas de Estrela. O presente Projeto de Lei Municipal, no entender dos participantes deste debate, atende as propostas legais bem como é coerente com entendimento social na busca do desenvolvimento sustentável.Em seguida, aconteceu a votação, sendo o Plano de Zoneamento Ambiental e Urbanístico das Áreas de Preservação Permanente aprovado por unânimidade.Nada mais havendo à constar lavro a seguinte ata que será assinada pelo presidente e em anexo lista de presenças na votação.