Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Mapeamento de vulnerabilidade de áreas suscetíveis a deslizamento e inundações do município de Estrela


Defesa Civil e Ufrgs iniciam trabalho de mapeamento

Na quarta-feira (9), foi realizada a primeira oficina de mapeamento de vulnerabilidade de áreas suscetíveis a deslizamento e inundações do município de Estrela.

Participaram do encontro a equipe da Defesa Civil e agentes comunitários de Saúde, que foram coordenados pela engenheira civil e assistente social Andréia Foresti e pelo engenheiro urbanista Carlos Renato, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Eles apresentaram os pontos mais críticos de vulnerabilidade das áreas de risco nos setores 4A (Oriental) e setor 5 (Moinhos e loteamento Marmit).

Entre os temas discutidos na oficina estão o mapeamento de residências em áreas alagáveis, residências em áreas de desmoronamento, residências próximas a encostas, residências com problemas estruturais, locais com lixo e esgoto a céu aberto.

Na quarta-feira (16) a Defesa Civil de Estrela juntamente com equipe de técnicos da Ufrgs farão uma visita expedita (visita técnica) nos 12 pontos demarcados pelo CPRM em 2012.

Matéria: Jônatas dos Santos

Lançamento do livro do ecologista Gert Schinke na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela


Gert Schinke – A vida na Terra poderá ser insuportável

Na sexta-feira, dia 11 de outubro de 2013, tendo por local o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, ocorreu palestra e lançamento do livro do ecologista Gert Schinke.

Gert morou em Estrela por muitos anos, é filho do escritor Werner Schinke e da museóloga Gisela Schinke, que o acompanharam na ocasião.

O evento foi promovido pela Aepan-ONG – Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Escola citada.

Diversas autoridades municipais e convidados estiveram presentes: Primeira Dama Carine Schwingel; secretários municipais Marco Aurélio Wermann e Hilário Eidelwein; coordenador da Defesa Civil Jorge Both e sua esposa Sueli Bee; membro do IHGVT – Roque Schwertner; editora do Caderno de Variedades do Jornal Folha de Estrela – Adriana Lara; diretora da Escola Zaira Junqueira; integrante do Conselho Escolar Adir Lina Biberg; Airton Engster dos Santos – diretor da Aepan-ONG , professores, funcionários e alunos da instituição de ensino.

Os trabalhos foram coordenados pelo jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo, editor chefe do Jornal Folha de Estrela.

Na abertura, Airton Engster dos Santos destacou a participação de Gert Schinke na fundação da Aepan-ONG em 1992. Inclusive seus pais, Werner e Gisela são sócios fundadores da entidade ecológica.

Por sua vez a primeira dama, Carine Schwingel, disse que a promoção de palestras com temas sobre a preservação ambiental e natural sempre se reveste de grande importância, principalmente quando é para juventude. Enalteceu o trabalho da família Schinke na área cultural do município de Estrela.

Gert Schinke falou para uma platéia atenta e curiosa, que acompanhou com interesse cada detalhe. O conteúdo surpreendeu a todos pelas imagens e dados apresentadas pelo ecologista.

Disse que ao persistir o atual modo de consumo da população, com a conseqüente destruição da natureza, a vida na Terra se tornará insustentável. O Planeta está virando uma lixeira, afirmou.

Com relação à mobilidade urbana, Gert defende a construção de ciclovias e o transporte coletivo de qualidade para população.

No que se refere ao esgotamento sanitário, Gert prefere as pequenas ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto pois as considera mais ecológicas do que as mega estruturas.

Falou com saudade das praias de cascalhos do Rio Taquari, nas quais tomava banho quando menino. Hoje o manancial está sofrido com tanto esgoto e lixo que são jogados em suas águas, lamentou o ecologista.

Por fim, Gert apresentou e autografou exemplares de seu livro “ECOPLAMENTO” que aprofunda os conteúdos sobre ecologia, sendo que o mesmo pode ser adquirido na Livraria O Paladino.

Gert, que viveu em nossa cidade por muitos anos, agora reside em Pântano do Sul – Ilha de Santa Catarina, de onde veio para lançamento de seu livro em Estrela e Lajeado.

Texto e Fotos – Priscila Rodrigues




























Semana da Água conscientiza sobre a dengue em Estrela-RS


Semana da Água conscientiza sobre a dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Conscientização e prevenção foram as ferramentas encontradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico para evitar a proliferação do mosquito no município. Escolas públicas estão recebendo a visita de técnicos que, de forma lúdica, através de vídeos e diálogo, trabalham com os pequenos a prevenção. Como na Emef José Bonifácio, que recebeu a visita na segunda-feira (7).

Conforme o secretário Hilário Eidelwein, todas as escolas do município deverão receber aulas sobre a dengue. “No combate a esta doença é preciso o envolvimento de toda a comunidade que, com ações simples podem evitar a proliferação do mosquito”, salienta. As palestras são uma parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente, Educação e Saúde.

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Governo Federal vai mapear áreas de risco em Estrela-RS



Governo Federal vai mapear áreas de risco em Estrela

O Ministério da Integração Nacional e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) têm a meta de concluir, até o final de 2014, levantamentos de campo que possibilitem conhecer aspectos importantes ao gerenciamento das áreas de risco em 821 municípios definidos como prioritários pelo Governo Federal. No Rio Grande do Sul, 31 municípios foram apontados e o trabalho deve ocorrer em oito deles: Encantado, Estrela, Igrejinha, Rolante, Novo Hamburgo, Sapucaia, São Lourenço do Sul e Capão do Leão.

Empresas e universidades contratadas deverão produzir mapas temáticos que complementem a setorização das áreas de risco já definidas pelo Serviço Geológico do Brasil. Esses mapas temáticos servirão para subsidiar as administrações públicas no planejamento de suas ações de prevenção e determinação de investimentos locais.

Na sexta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela, a equipe de profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) apresentou as propostas de trabalho para o mapeamento da cidade. Reuniram-se com a Defesa Civil e o departamento de engenharia do município, que já apresentou um mapa geoprocessado das cheias do Rio Taquari. Para a coordenadora geral, engenheira civil Alexandra Passuello, Estrela está adiantada em relação aos outros municípios do Estado. “Na maioria das cidades teremos que partir do zero neste trabalho, diferente daqui, onde poderemos, a partir destes mapas, avançar muito”, salienta.

O trabalho será em etapas, que passam pela sensibilização das comunidades, coleta de dados e processamento. Os benefícios, conforme Alexandra, são o de manter toda gestão de riscos em um único banco de dados, que pode ser acessado tanto pelo município quanto pelo Governo Federal. “Projetos futuros de prevenção podem ser baseados nestes dados”, observa.

O prefeito Carlos Rafael Mallmann destaca que Estrela e Encantado serão os únicos da região a receber tal mapeamento. O gestor abriu as portas do Executivo aos pesquisadores, que terão acesso a todas as informações necessárias. Estrela possui 12 áreas de risco alagáveis a partir da cota de 19 metros.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Estrela-RS - Plante uma Árvore







Estrela-RS - Coleta Seletiva de Lixo