Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Nova plenária do Comitê Taquari-Antas



Nova plenária do Comitê Taquari-Antas será definida dia 30

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza, no próximo dia 30, eleição da nova plenária para a gestão 2012/2014. 
A atividade ocorre, a partir das 9h, no auditório do Prédio 3 do Centro Universitário Univates, em Lajeado. 
Mais de 80 entidades representativas dos diferentes segmentos da sociedade e dos órgãos do Governo com atuação nos 119 municípios que integram a Bacia concorrem a uma cadeira no parlamento das águas. 
As vagas oferecidas abrangem 13 categorias, as quais pertencem aos grupos usuários da água e população. 
A divisão produção rural foi a que teve mais inscritos: 26 entidades vão disputar as oito vagas disponibilizadas a este setor na plenária do Comitê Taquari-Antas. 
Em contrapartida, o colegiado não vai ter nenhuma representação da categoria lazer e turismo, pois nenhuma organização desse segmento manifestou interesse. 
O novo grupo que será formado terá um importante papel na continuidade da construção do Plano da Bacia Taquari-Antas. 
Após a conclusão do enquadramento em setembro deste ano, que definiu as metas de qualidade das águas para um período de 20 anos, vão iniciar as ações ligadas à gestão do processo. 
Estas serão feitas em 2013 e consistem nos debates de vários temas e que serão trabalhados pelos grupos temáticos do Comitê. 
Entre eles estão os rios de classe especial, usos das águas não contemplados na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e fósforo e cargas orgânicas presentes nas águas. 
Também serão feitas articulações com instâncias estaduais, regionais e locais para que as ações sejam implantadas. 

Como vai funcionar a eleição 
O processo eleitoral do Comitê Taquari-Antas será feito de forma dialogada e a critério dos candidatos que disputam vagas nas 12 categorias. 
Cada uma se reunirá em espaços separados e decidirá, por meio de voto ou outros métodos à escolha, quais as entidades que vão representar o segmento na plenária da Bacia Taquari-Antas como titulares e suplentes durante os próximos dois anos.

ORIENTAÇÕES PARA A ELEIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES COMPONENTES DO COMITÊ TAQUARI-ANTAS



ORIENTAÇÕES PARA A ELEIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES COMPONENTES DO COMITÊ TAQUARI-ANTAS

1. Poderão votar e serem votadas as instituições habilitadas presentes na reunião da eleição (tabela com entidades habilitadas);

2. Cada instituição terá direito a votar somente na categoria do seu enquadramento. Dentro do mesmo grupo, uma instituição poderá ter assento em mais de uma categoria, respeitada a sua natureza jurídica e a finalidade principal da sua razão de ser;

3. O voto será dado às instituições e não às pessoas que as representam;

4. Serão consideradas eleitas, como titulares ou suplentes, as instituições que obtiverem a maioria simples de votos dos presentes à votação;

5. Cada categoria decidirá a forma de votação das instituições titulares e suplentes;

6. É recomendável levar em consideração como critérios para a escolha das entidades titulares e suplentes a sua importância na região, o seu impacto sobre os corpos de água e a sua distribuição espacial no âmbito da bacia hidrográfica (art. 13 da Lei 10.350 de 30/12/94);

7. Também sugere-se que seja considerada o histórico de assiduidade da entidade nas reuniões do Comitê (tabela com controle de presenças da gestão 2010-2012);

8. Recomenda-se que as vagas de suplentes sejam ordenadas, podendo assim, os suplentes assumirem, em caso de ausência de algum titular, qualquer vaga. No entanto, esta recomendação não é obrigatória e fica a critério de cada categoria definir em seu processo eleitoral, a ordenação das vagas dos suplentes;

9. Encerrada a votação, o assistente, pessoa responsável pelos trabalhos de ordemm administrativa na reunião da respectiva categoria, procederá o escrutínio dos votos com a ajuda de auxiliares indicados pelos participantes;

10. Encerrado o escrutínio, o assistente preencherá a Ata de Eleição, registrando todos os dados e ocorrências, que ao final será assinada por todos os presentes à reunião;

11. Os casos não previstos nestas orientações serão encaminhados à Comissão Eleitoral do Comitê que decidirá a respeito;

12. Todo o processo será supervisionado pelo Conselho de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, a quem poderá ser encaminhado recurso, no prazo de até 15 dias após a data da  eleição, por parte da entidade que se sentir prejudicada.

Simulação de enchente mobilizará Marmitt em Estrela-RS



O vereador José Itamar Alves (PTB) destacou a realização, no dia 2 de dezembro, de uma simulação de enchente e evacuação no Loteamento Marmitt, Bairro Moinhos. Previsto para imitar as situações de uma enchente na cota 26, que atingiria 12 dos 13 bairros de Estrela, o simulado é um pedido da Defesa Civil Nacional e deve ser organizado em cada Estado, sendo que no RS ocorrerá em Estrela. A iniciativa visa um entrosamento entre todos os órgãos que atuam em catástrofes naturais, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, Assistência Social e lideranças comunitárias. “Para o sucesso desta operação, será necessário que as pessoas do bairro colaborem e sejam voluntárias”, acrescenta Alves. O simulado inicia-se às 9h e analisará o tempo de resposta de cada ação minuto à minuto.
_____________________________
Jônatas dos Santos

Possibilidade de instalação de fábrica de papel às margens do Rio Camisas mobiliza Cambará do Sul


Uma placa informando sobre a instalação de uma fábrica de papel às margens do Rio Camisas, nas proximidades do portal de entrada de Cambará do Sul preocupa moradores. O terreno fica nas proximidades de um parque de conservação. O Rio Camisas leva água para dois atrativos turísticos da região dos Campos de Cima da Serra, a Cachoeira dos Venâncios e o Lajeado das Margaridas.
Proprietário de uma área próxima ao local, César Saut quer fazer uma campanha para conscientização sobre o assunto. Ele pretende confeccionar cinco mil adesivos que serão distribuídos à população de Cambará e a turistas. Saut diz que é favorável ao desenvolvimento da cidade e instalação de indústrias, mas em áreas próprias a este fim.
- Aquela área é considerada rural e fica dentro de um parque de preservação. Não entendo como uma fábrica poderia ter autorização para se instalar lá. Isso pode ser o começo do fim do potencial turístico daquela região _ diz Saut.
A reportagem não conseguiu contato com o prefeito de Cambará, Aurélio Alves de Lima, para falar sobre o assunto. Mas Saut diz que já conversou com ele sobre isso e que o prefeito garantiu que não autorizará a instalação da fábrica.

A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas


Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

Uma obra que resgata a história dos rios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, destaca a importância da água para seus 119 municípios e os projetos para garantir a qualidade e a quantidade do recurso hídrico para as futuras gerações. 
O livro A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas é uma atualização da obra escrita em 1991 e foi lançado nesta terça-feira (13/11) no Centro Universitário Univates. 
A cerimônia foi prestigiada por cerca de 200 pessoas, entre elas os reitores da Univates, Ney Lazzari, e da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, e o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Marco Mendonça. 
A publicação tem autoria dos escritores Genuíno (Gino) Antônio Ferri e Ana Cecília Togni, é composta por 375 páginas e os quatro mil exemplares impressos serão destinados gratuitamente para estudantes dos ensinos Médio e Superior, comunidades e bibliotecas. 
O trabalho foi viabilizado financeiramente pela Univates, UCS, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag). 
O evento foi marcado por pronunciamentos, música e autógrafos. 

O reitor da UCS, Isidoro Zorzi, enalteceu a iniciativa do Comitê e disse que a obra espelha o modelo positivo de trabalho que tem acompanhado o Comitê em seus quase 15 anos de existência. 
Os elogios também foram compartilhados pelo diretor do DRH, Marco Mendonça. 
“O Taquari-Antas é um comitê pujante, e que com o livro ajuda a resgatar a história. Quem esquece da água não terá futuro”, advertiu. 
O livro é dividido em dez capítulos. Começa pela influência dos rios, lagos e mares, mostra a divisão da Bacia, características geológicas e de clima, o aproveitamento que os municípios fazem dos rios e o planejamento para garantir o futuro das águas. 
Também trata da navegabilidade na Bacia, as barragens, eclusas, hidrelétricas e pontes e expõe o lazer e a cultura da população com base nos mananciais existentes. 
A obra é encerrada com a história do Comitê Taquari-Antas e sua consolidação como o parlamento das águas e exercendo papel estratégico no Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul.

Enchente Rio Taquari - Bairro Marmitt em Estrela simula retirada de população


Estrela - Os moradores do Bairro Marmitt, em Estrela, terão uma tarefa importante pela frente no dia 2 de dezembro de 2012. Ela só terá êxito se muitos encararem um “exercício” que simula um desastre natural, como se estivessem de fato em uma enchente na cota 26, algo que vivenciaram muitas vezes no decorrer dos anos. A Defesa Civil nacional escolheu Estrela para “simular” o exercício de catástrofe natural e assim treinar voluntários. Ontem, o coordenador do órgão, tenente-coronel Vinícius Renner Galvani, “costurava” a mobilização com o Corpo de Bombeiros, Samu, agentes de saúde e lideranças estrelenses. 
A Defesa está programando o simulado minuto a minuto. Será em um domingo. O trânsito será mexido, haverá desvios, como se de fato uma enchente ilhasse 12 dos 13 bairros de Estrela.
A partir da cota 26, a enchente atinge pelo menos 300 pessoas no município. “Nós queremos saber se 12 horas serão tempo suficiente para evacuar o Marmitt. E quanto tempo levará para descarregar uma casa e carregar um caminhão. Quantas equipes são necessárias para trabalhar na enchente em Estrela, colocar todos em abrigos”, explica o tenente-coronel.
Desta vez, as respostas têm de ser cronometradas. Sem espaço para o “achismo”, para que com base na simulação, se possa traçar estratégias de ação. “Estrela passará a servir de padrão. O que será feito aqui será referência nacional.”

Participação do Marmitt
O Bairro Marmitt vai ser chamado a participar, porque só com a ajuda da população se pode montar a estratégia de simulação. O bairro foi escolhido porque é a zona mais vulnerável e alagadiça de Estrela. Quando atinge a cota 26, ruas, creches e escolas já estão afetadas pela água. As famílias que moram ali terão de ser voluntárias e ajudar na simulação de remoção de mudanças. “A situação tem de ser a mais real possível. Queremos saber a nossa capacidade de resposta e percepção do problema. E aprender a trabalhar em conjunto”, frisa Galvani. Segundo ele, será feita uma reunião com lideranças do bairro para que compreendam a necessidade de participar da ação.

Como participar
A Defesa Civil de Estrela está cadastrando pessoas que queiram ser voluntárias na ação. Informações pelo 3981-1037.

Fonte: Informativo do Vale
Foto - Aepan-ONG

O Rio Grande do Sul sediará, no final de 2013, em município a ser definido, um dos mais importantes fóruns brasileiros de debates sobre a gestão da água



Representação gaúcha em Cuiabá (MT) logo após a indicação do Estado ser formalizada 

O Rio Grande do Sul sediará, no final de 2013, em município a ser definido, um dos mais importantes fóruns brasileiros de debates sobre a gestão da água: o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O Estado foi escolhido nesta sexta-feira (09) para abrigar a próxima edição do evento.A votação ocorreu durante o encerramento do 14º encontro, em Cuiabá, no Mato Grosso. A escolha foi feita em eleição da qual participaram 121 representantes de comitês de bacias do Brasil. O Encontro é caracterizado por conferências, cursos de capacitação, apresentação de experiências e de boas práticas no uso dos recursos hídricos, além proporcionar momentos para a troca de informações entre os Estados. O Encob é promovido pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) ao lado de outras entidades. 

Comitês mobilizados e apoio do Governo

"O Estado conseguiu esta oportunidade pois construiu uma proposta partindo da articulação dos nossos comitês de bacias que contou com a parceria e o apoio do Governo do Estado", disse o coordenador do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul, Daniel Schmitz. Segundo ele, com isso, a maioria dos integrantes de comitês brasileiros compreendeu o momento especial em que o Rio Grande do Sul encontra-se em relação à gestão dos recursos hídricos e o quanto isso agregará ao debate nacional. 

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Marco Mendonça, que representou o Governo do Estado, em Cuiabá, disse que "além da constante ampliação da mobilização dos comitês, estamos em uma etapa na qual se destaca o encaminhamento à Assembleia Legislativa, em 2013, do primeiro Plano Estadual de Recursos Hídricos". Ele destacou ainda que, até o fim de 2012, o Estado terá todas as suas 25 bacias hidrográficas representadas, com a implantação do Comitê da Bacia do Rio Mampituba.

Cíntia Agostini 
Secretária Executiva

Córrego da Linha Geraldo em Estrela, recebe o plantio de 530 mudas de árvore


Linha Geraldo

Linha Geraldo recebe o plantio de 530 mudas de árvore

Empresas plantaram 530 árvores para neutralizar emissões de gases poluentes 

Em outubro, as empresas teutonienses Reinigend Química do Brasil, AFG Engenharia & Arquitetura e Formallar Móveis, auxiliadas por colaboradores do Departamento de Meio Ambiente da Certel Energia, efetuaram o plantio de 530 árvores em Linha Geraldo, Estrela, às margens de um córrego da localidade. 
A iniciativa integra o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, promovido pela cooperativa, que neutraliza as emissões de gases causadores do efeito estufa através da arborização e reduz as emissões através de práticas ecológicas variadas adotadas por seus adeptos. 
As 101,77 toneladas de gases de efeito estufa neutralizadas contribuem para a minimização do aquecimento global, que ocasiona uma série de reflexos danosos à humanidade, nos mais variados recantos do planeta. 
A Reinigend Química do Brasil plantou 409 mudas para neutralizar 81,67 toneladas de gases emitidos por suas atividades. 
Outras 53 árvores foram plantadas pela AFG Engenharia & Arquitetura, que neutralizou 10,38 toneladas. 
Já a Formallar Móveis efetuou o plantio de 50 mudas para neutralizar 9,72 toneladas. 
“O total de árvores plantadas ultrapassa a quantidade necessária, de 512 mudas. Atitudes como essa estão, cada vez mais, sendo adotadas por empresas com responsabilidade socioambiental”, analisa o gerente de meio ambiente da Certel Energia, engenheiro agrônomo Ricardo Jasper. 


Saiba mais 

Desde 2007, o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental já integrou 50 empresas, instituições públicas e eventos, que neutralizaram um total de 18.625,18 toneladas de carbono equivalente, com 93.752 mudas de árvores plantadas. 
Empresas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente da Certel Energia, pelo telefone (51) 3762-5566.

Linha Geraldo

Samuel Dickel Bünecker

Limpeza do Rio Taquari é promovida por voluntários de Roca Sales



Roca Sales - Pelo sexto ano con­secutivo, um grupo de vo­luntários se mobilizou a fim de promover uma limpeza no Rio Taquari. Por meio de uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, foi realizado, na manhã de ontem, o Mutirão de Limpeza.
Conforme o técnico agrí­cola Deoclésio Piccoli, 1,5 toneladas de lixo foi recolhida das margens e encostas do Rio Taquari. A coleta iniciou-se em Encantado, na Barra do Costi, estendendo-se pelo Bairro Porto XV; Bairro Navegantes até chegar a Roca Sales, numa extensão de 12 quilômetros. Cerca de 20 lanchas e barcos a motor recolheram pneus de bicicleta, de automóvel e até de patrola, cadeiras, garrafas plásticas e de vidro, vasilhames, copos, caixa de som, colchonete, entre outros entulhos jogados dentro do manancial.
Apesar do volume retirado, Piccoli salienta que a quantidade diminuiu em relação aos demais anos. “O que nos chamou a atenção foi a quantidade de lixo encontrada, bem menor que nos anos anteriores. Acredito que isso é fruto de uma conscientização incutida na população por meio de iniciativas de preservação e do trabalho realizado há seis anos.”
Ele ressalta as ações de conscientização praticadas e repassadas nas escolas por meio de seminários na Semana da Água. Neste ano, o evento foi realizado em Encantado e, no próximo, o seminário ocorrerá em Muçum. 
O mutirão foi uma promoção dos escritórios da Emater/RS-Ascar de Roca Sales, Muçum e Encantado, em parceria com as prefeituras desses municípios, departamentos de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Corsan, pescadores e voluntários. A iniciativa teve apoio do Sicredi e do Grupo Trilheiros em Ação.

Fonte - Informativo do Vale