Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Estudo da Fepam aponta restrições e viabilidades de empreendimentos hidrelétricos -



Bacia Taquari-Antas 
Estudo da Fepam aponta restrições e viabilidades de empreendimentos hidrelétricos

A Bacia Hidrográfica Taquari-Antas tem agora identificados os trechos de rios que podem e os que estão impedidos de receber empreendimentos hidrelétricos. 
Esses apontamentos compõem o estudo Diagnóstico Ambiental da Bacia Taquari-Antas, elaborado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em 2001 e revisado, com a atualização de dados e ampliação da área estudada, nos dois últimos anos. 
A síntese do material foi apresentada na sexta-feira, dia 24, na reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas. 
A atividade ocorreu no Centro Universitário Univates, em Lajeado, e reuniu cerca de 90 pessoas, entre elas membros do Comitê (representantes dos usuários da água e da população) e empresários do ramo de geração de energia. 
A Bacia Taquari-Antas abrange 118 municípios do Rio Grande do Sul e está dividida em 32 subacias. 
Entre as que têm alguns trechos de rios aptos a receberem hidrelétricas estão o Baixo e o Médio Taquari-Antas, que integram cidades como Flores da Cunha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Taquari e Venâncio Aires. 
Já os rios Guaporé e Tainhas, em todas as suas extensões, não podem abrigar obras para geração de energia, assim como pontos do Médio Turvo-Prata e Médio Antas em municípios como Campestre de Serra, Ipê, Ibiraiaras, André da Rocha e Muitos Capões. 
As cabeceiras dos rios também foram protegidas da exploração. 
Entre elas estão as dos mananciais Forqueta, Fão, Alto Taquari-Antas e Carreiro. 
Também destaca-se a definição de permanecer livre de barramentos o trecho do Rio Taquari entre a foz do Rio Guaporé e a barragem eclusa de Bom Retiro do Sul. 
Atualmente existem 54 hidrelétricas instaladas na Bacia Taquari-Antas e mais de 100 solicitações que tramitam na Fepam. 
De acordo com o consultor ambiental Fernando Becker, que apresentou o método de construção do estudo da Fepam, um dos fatores que foi levado em conta nos trechos que ficaram livres de barragens é a conservação de peixes, uma vez que eles precisam de espaços extensos e vazão para viver e se proliferarem. 
“Um dos principais objetivos é ter tipos diversos de habitats, o que garante a diversidade de espécies conservadas na Bacia”, destaca. 
A coordenadora técnica da Fepam, Dolores Pineda, reitera a colocação de Becker. 
“Os peixes são o nosso indicador. Se eles conseguem se desenvolver é porque a Bacia está bem”. 
Segundo ela, a Bacia Taquari-Antas é a única do Estado que tem espécies endêmicas, ou seja, que existem somente nela. 
As informações atualizadas sobre instalação de hidrelétricas na Bacia Taquari-Antas serão usadas como subsídios, juntamente com o diagnóstico de 2001, no processo do Plano da Bacia Taquari-Antas, o qual será concluído em setembro. 
“Cabe ao Comitê receber as informações desse novo estudo para, a partir daí, termos clareza para compatibilizar os usos múltiplos das águas com esse uso potencial, que é a geração de energia”, explica o presidente do Comitê Taquari-Antas, Daniel Schmitz. 
A atenção dada ao tema é resultado, principalmente, das consultas públicas realizadas com a população em março e abril deste ano. 
Das 2.899 intenções de usos para as águas da Bacia, 696 foram para geração de energia. 
Como esse aproveitamento não se enquadra na Resolução 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e tendo em vista o processo do Plano de Bacia, o Comitê vai formar um grupo de trabalho para debater as informações do estudo e depois decidir pela incorporação ou não dele. 
Caso a posição for favorável, será encaminhada ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) e, se aprovado, se tornará um instrumento legal no que diz respeito a outorgas e licenciamentos ambientais para empreendimentos hidrelétricos. 
Presente no evento, o presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, destaca que o trabalho demorou, mas que tem qualidade. 
“A energia é limpa na geração, mas causa grande impacto na sua construção e isso precisa ser equalizado”. 
Na reunião ainda foram apresentados atrativos do meio natural na Bacia Taquari-Antas, com destaque para mananciais com uso turístico consagrado, beleza cênica natural e vocação turística. 
As informações foram compartilhadas pelo engenheiro químico da Fepam, Enio Henriques Leite. 


Comitê reúne-se sexta-feira 

O trabalho do Comitê Taquari-Antas se intensifica ainda mais a partir de agora, tendo em vista a conclusão do Plano prevista para setembro. 
Nesta sexta-feira, dia 31, os membros reúnem-se novamente no prédio 11 da Univates, a partir das 9h. 
Na ocasião serão tratados assuntos como encaminhamentos de diretrizes e formação das comissões para a Classe Especial e usos não contemplados na Resolução do Conama. 
Além disso, será discutido o pré-enquadramento do Plano (critérios, viabilidade técnica e prazos de enquadramento) e formação da comissão eleitoral para eleição do Comitê Taquari-Antas. 

Entenda o processo 

Após a votação do enquadramento será concluída a etapa B do Plano e o documento seguirá para homologação do Conselho de Recursos Hídricos (CRH) e se tornará um instrumento legal, sendo um balizador para licenciamentos ambientais, outorgas e planejamentos regionais das águas da Bacia Taquari-Antas. 
A fase C do processo deverá ser contratada pelo Poder Público e consiste nos programas de intervenções necessários para concretizar as metas do enquadramento. 
Mais informações podem ser encontradas nos sites www.taquariantas.com.br e www.planotaquariantas.com.

Bacia Taquari-Antas - Fepam apresenta diretrizes para licenciamentos hidrelétricos


Bacia Taquari-Antas
Fepam apresenta diretrizes para licenciamentos hidrelétricos nesta sexta-feira

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza nesta sexta-feira, dia 24, reunião com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O órgão vai apresentar o reestudo do Diagnóstico Ambiental da Bacia Taquari-Antas, com destaque para as diretrizes regionais para licenciamentos de empreendimentos hidrelétricos. O material foi elaborado em 2001 e retomado no ano passado, tendo em vista fatores como as demandas urgentes por geração de energia e os crescentes pedidos de licenciamentos ambientais na Bacia Taquari-Antas.
A atividade ocorre, a partir das 9h30min, no auditório do Prédio 3 do Centro Universitário Univates, em Lajeado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3714-7023, e-mail taquariantas@univates.br ou www.taquariantas.com.br.

Estrela tem áreas de risco mapeadas


Estrela tem áreas de risco mapeadas

O volume da precipitação pluviométrica na Bacia Taquari-Antas influencia nas cheias do recurso hídrico, assolando a região do Vale do Taquari. As cheias causando prejuízos econômicos e sociais, além do sofrimento de muitas pessoas que ficam flageladas. Estrela está em área de direta influência das inundações do Rio Taquari. Sua história é marcada por diversas cheias, dentre as mais comentadas até hoje, a enchente de 12 de maio de 1941.

De acordo com técnicos do Serviço Geológico do Brasil – CRPM, diversos bairros da cidade avançam sobre as planícies de inundação do Rio Taquari e seus afluentes Arroio Estrela e Boa Vista, estando sujeitos a inundações. Os geólogos Simone Zwirtes e Marlon Hoelzel realizaram, na última semana, um mapeamento das áreas de risco do município e os resultados foram apresentados no dia 10 de agosto.

As principais áreas mapeadas foram entre o Porto de Estrela e a Avenida Rio Branco, o Bairro Oriental, o Loteamento Marmitt e as beiras do Arroio Boa Vista. De acordo com o estudo, o Bairro Oriental (setor 4) e Bairro Moinhos (setor 5) são os que apresentam os maiores índices de casas e pessoas em risco. Confira os setores no mapa.

Os técnicos vistoriaram as áreas, dando atenção àquelas já monitoradas e mapeadas pelas diferentes secretarias da Prefeitura de Estrela, juntamente com a Defesa Civil. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Ângela Schossler, os resultados produzidos pela “Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa” são indispensáveis na proposição de políticas públicas de prevenção, ou seja, ações de planejamento por parte da administração municipal no que afeta o crescimento da cidade e ocupações de novas áreas, bem como na elaboração do sistema de alertas em caso de precipitações pluviométricas intensas, que podem provocar inundações.

Além de Estrela, outros municípios do Rio Grande do Sul estão tendo as áreas de risco mapeadas, como Dom Pedrito, São Lourenço, Novo Hamburgo e Porto Alegre. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, este levantamento será encaminhado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que utilizará os dados na implantação do Sistema de Alerta em caso de chuvas intensas.

O Cemaden tem por objetivo desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil. O Centro não só auxilia as ações preventivas, mas possibilita identificar vulnerabilidades no uso e ocupação do solo. O alerta é enviado à Defesa Civil, que deverá iniciar os trabalhos de retirada de famílias atingidas em caso de cheias.

A entrega dos resultados contou com as presenças do tenente coronel Vinicius Renner Calvani da Defesa Civil do Estado do RS, de Cleto Werle da Defesa Civil de Estrela, do secretário de Desenvolvimento Urbano Nardi Afonso da Silva, da secretária de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Ângela Schossler e demais técnicos. Foi entregue o material impresso e na forma digital. Estes estão disponíveis para consulta na Biblioteca Ambiental da Sala Verde.

Identificados:
12 setores de risco, somando um total de 1.062 casas com possibilidade de serem atingidas pelas cheias, atingindo 4.248 pessoas

Fonte: Jornal Nova Geração

Mostra Itinerante Belezas do Rio Taquari encontra-se exposta na Prefeitura de Estrela

Sala Verde


Mostra Itinerante "Belezas do Rio Taquari" encontra-se exposta na Prefeitura

Está à disposição da comunidade a Mostra Itinerante “Belezas do Rio Taquari”. 
Esta mostra consiste em uma janela que foi descartada e posteriormente reformada, servindo como porta-retratos para a exposição que contempla fotos do Rio Taquari. 
A proposta da Sala Verde é referenciar a beleza do principal recurso hídrico superficial que percorre município de Estrela, despertando a atenção para a valorização e preservação do mesmo, bem como, para a idéia de reutilização de materiais. 
A janela utilizada na exposição, que antes era considerada um resíduo de demolição, foi reformada, pintada e incorporada às atividades de Educação Ambiental da Sala Verde. 
Deste modo, podemos afirmar que o reaproveitamento de materiais é mais do que uma atitude de cidadania e um bom hábito, significa proteger o ambiente pensando em um futuro com qualidade. 
A Mostra encontra-se exposta no saguão da Prefeitura Municipal de Estrela e permanecerá até o dia 31 deste mês. 
Após, estará à disposição de instituições de ensino e demais interessados em recebê-la.

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza, no dia 24 de agosto, reunião com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas


Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza, no dia 24 de agosto, reunião com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). 
O órgão vai apresentar o reestudo do Diagnóstico Ambiental da Bacia Taquari-Antas, com destaque para as diretrizes regionais para licenciamentos das hidrelétricas. 
O material foi elaborado em 2001 e retomado no ano passado, tendo em vista fatores como as demandas urgentes por geração de energia e os crescentes pedidos de licenciamentos ambientais na Bacia Taquari-Antas. 
A atividade ocorre a partir das 9h30min, no auditório do Prédio 3 do Centro Universitário Univates, em Lajeado. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3714-7023, e-mail taquariantas@univates.br ou www.taquariantas.com.br.