Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Viva o Taquari Vivo 2012


foto

Reunião operacional detalhou procedimentos e cuidados de segurança para os voluntários confirmados e embarcações que se engajarão nesta sexta edição.

Lajeado – Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 27, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), foram acertados os últimos preparativos para a sexta edição da ação Viva o Taquari Vivo, que acontece em 05 de maio. A comissão organizadora repassou informações e conduziu as orientações de técnicos e autoridades militares para os coordenadores de empresas e organizações que participarão da coleta de resíduos dentro e nas margens do rio Taquari.

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente de Responsabilidade Social da Acil, Sérgio Paulo Bertoglio, e pelo coordenador da ação, Gilberto Soares. A seguir, a bióloga e mestre em Ecologia da Univates, Cátia Viviane Gonçalves, detalhou os procedimentos e cuidados quanto à coleta no dia da ação. Ela comentou que todo o processo de triagem será feito no dia pelos voluntários.

Após a separação e pesagem, o lixo será colocado nos caminhões das prefeituras para ser encaminhado aos aterros sanitários de Estrela e Lajeado. Cátia lembra que alguns acessórios são indispensáveis, como filtro solar, camiseta de manga longa, boné, luvas, calça e tênis, se possível impermeável, e coletes salva-vidas para os que atuarão embarcados.

Barcos

A comissão espera contar com o maior número possível de embarcações que possam transportar os voluntários para que a ação atinja a meta de recolher os resíduos ao longo das margens, no trajeto entre a foz dos arroios Boa Vista e Estrela, numa distância aproximada de 4,5 quilômetros.

Ao fim da reunião, Soares agradeceu a presença de todos e argumentou que essa ação não é uma simples limpeza do rio, mas sim um processo construção de cidadania e de conscientização para que todas as comunidades da região venham a contribuir para a preservação do rio Taquari.

Tempo

Os coordenadores estão muitos cautelosos em relação ao tempo e atentos às previsões climáticas. Em caso de chuva, haverá a transferência da ação para o sábado seguinte, 12 de maio, a ser anunciada formalmente pelas rádios apoiadoras, AM’s e FM’s.

Apoiadores

A ação é uma realização da Acil como voluntária pessoa jurídica da UPV Lajeado. A metodologia de separação, classificação, pesagem e tabulação dos resíduos coletados será realizada pela Univates. Tem como patrocinadores a Corsan Lajeado, Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e Folhito Indústria e Comércio de Adubos Orgânicos Ltda. Conta com o apoio das prefeituras municipais e secretarias do Meio Ambiente de Lajeado e Estrela e Plastrela Embalagens Flexíveis.

Os parceiros da edição de 2011 foram: A Hora, Aeca, Agea Marketing e Comunicação, Associação Lajeadense Pró Segurança Pública (Alsepro); BR Foods; Brigada Militar de Estrela e Lajeado; Câmara da Indústria e Comércio Vale do Taquari (CIC-VT); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado; Câmara de Vereadores de Lajeado; Centro Educacional Caminhos; Certel; Cia da Pesca; Clube Náutico Delta; Colégio Cenecista João Batista de Mello; Colégio Madre Bárbara; Commvel; Conpasul; Construtora DDF, Corpo de Bombeiros de Lajeado e Estrela; Corsan; CTG Bento Gonçalves; CTG Tropilha Farrapa, Docile; Florestal Alimentos; Folhito; Fruki; Fundação Pró rio Taquari; Girando Sol; Grupo de Escoteiros Tapuia; Grupo Independente; Grupo Scapini; Hospital Bruno Born; Imec, Leo Clube; Lions Clube Integração Lajeado Florestal; Marina Padel do Vale; Ordemax; O Informativo do Vale; Placacentro Compensados Lajeado; Patrulha Ambiental; Pesque Bem; R3 Produtora de Vídeo; Rádios Encanto, Independente, Legal, Tropical, Light e Sorriso; RBS TV dos Vales; Rotary Clube Lajeado Engenho; Rotaract Club Lajeado; Rotaract Club de Lajeado Integração; Secretarias de Meio Ambiente de Estrela e Lajeado; Senac Lajeado; Sesc; Sesi; Sest Senat, SOS Unimed; Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado; Unimed VTRP; Univates.

Para mais informações, entrar em contato com a coordenadora da unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, Gilmara Scapini, pelo telefone 3011-6900 ou email parceirosvoluntarios@acilajeado.org.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Acil
Foto: Leonardo Girelli

Nenhum comentário: