Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Chuva chegou a região Central do RS - 30 de Maio de 2012


No Vale do Taquari choveu 40 mm



A chuva que caiu em Santa Maria, na região central do Estado, atingiu 130,6 mm de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O acumulado está acima da média histórica de maio – 129,1 mm. Segundo observador da MetSul Meteorologia, em Restinga Seca o acumulado foi de 144 mm, maior precipitação em vários meses.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Santa Maria prestaram apoio às famílias que foram atingidas pelo temporal que iniciou na noite de ontem e prosseguiu durante a madrugada desta quarta-feira. Na região oeste do município, oito casas foram destelhadas pela força do vento, mas já receberam lonas.

Na Vila Oliveira duas casas foram danificadas. Residências localizadas às margens dos Arroios Cadena e Passo das Tropas tiveram os pátios invadidos pela água, o mesmo ocorreu no bairro Parque Pinheiro Machado, região oeste do município. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou no corte de árvores que caíram na Vila Alto da Boa Vista e no bairro Camobi. No centro da cidade, seis famílias tiveram que abandonar apartamentos porque um prédio estava em risco, já que a água da chuva inundou uma construção ao lado. As famílias foram para casas de parentes. No município de São Pedro do Sul, o vento com chuva deixou parte da cidade sem energia elétrica. Uma equipe da AES Sul trabalhou no restabelecimento da luz durante a madrugada.

No Vale do Rio Pardo, a chuva na estação de Rio Pardo atingiu 41 mm. Outra região beneficiada foi o Vale do Taquari com até 40 mm nas últimas horas em Lajeado. No Vale dos Sinos, choveu entre 20 e 40 mm na maior parte da bacia do Sinos. Na manhã desta quarta-feira choveu torrencialmente no Vale do Paranhana. Conforme a MetSul Meteorologia, houve registro de granizo em Rolante, no Vale do Sinos e em Alto Feliz, no Vale do Caí.

Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, hoje ainda vai chover em diversas regiões do Estado, especialmente no Leste e no Norte, incluindo a região Metropolitana. Temporais com vento e granizo não são descartados na metade Norte. No entanto, ar frio, de origem polar, acompanhado de vento sul ingressou no Estado e já começou a melhorar o tempo no Sul e na fronteira com o Uruguai.

Nenhum comentário: