Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Corredor Ecológico Rio Taquari - Lajeado-RS


O Governo do Estado entregou em outubro de 2010, no Jardim Botânico de Lajeado, cerca de 10 mil mudas ao município para a implantação do Projeto de Recuperação do Corredor Ecológico do Rio Taquari no município.


A entrega, feita através do Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP), simboliza um total de 250 mil mudas que deverão ser plantadas nos 13 municípios contemplados pelo projeto, totalizando mais de 500km de extensão das margens do Rio Taquari que receberão o adensamento florestal.

Estrela RS - Semana da Água 2010


06/10/2010 - Município realiza Semana da Água

A Prefeitura de Estrela, por meio da Sala Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a Semana Municipal da Água.

As atividades tiveram início no sábado (02/10/2010), com a participação dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Teutônia.Eles realizaram visita orientada ao Parque Municipal da Lagoa, com a atividade “Conhecendo Ecossistemas Aquáticos”.

No local puderam verificar a construção dos molhes e sua importância para preservação das margens do rio Taquari.

Os alunos também receberam informações sobre as espécies nativas utilizadas no projeto Corredor Ecológico do rio Taquari.

Os alunos visitaram também a Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, onde assistiram ao curta metragem “Caminho das Águas” que faz parte do Circuito Tela Verde e relata o gerenciamento dos recursos hídricos no Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, conheceram também alguns projetos realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sala Verde, como: coleta seletiva dos resíduos, coleta seletiva do óleo de cozinha e Projeto Estrela Mais Verde.

Dando sequência à Semana Municipal da Água, nos dias 04 e 05 de outubro as Escolas Municipais (bilbioteca, professores e alunos das 4ª séries) receberam a Cartilha “Água que te quero Limpa”, elaborado e impresso em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas, Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho e Univates.
O material poderá ser utilizado como subsídio na construção de conhecimentos, sendo uma alternativa para sensibilizar os jovens sobre a importância do uso racional da água.

Revive Arroio Boa Vista - Bacia Taquari Antas






Outubro 2010 - Revive Arroio Boa Vista


Ação socioambiental reuniu cerca de 70 pessoas de entidades teutonienses e também efetuou plantio de aproximadamente 500 mudas de árvores nativas.


Metais, pneus, plásticos diversos, garrafas pet, PVC, porcelana, sofá, máquina de cortar grama e até uma privada estiveram entre o lixo recolhido pela ação socioambiental Revive Boa Vista, iniciada na manhã do último sábado, dia 2 de outubro, nas margens do Arroio Boa Vista e seus afluentes, no município de Teutônia.


As atividades integram a 17ª Semana Interamericana da Água e a 10ª Semana Estadual da Água, realizada de 25 de setembro a 2 de outubro, cujo tema para 2010 é “Água – incolor, inodora, insípida e indispensável”.


Envolvendo cerca de 70 pessoas, o mutirão esteve dividido em dois grupos que percorreram trechos do principal arroio que corta o município. Um deles esteve concentrado na Associação dos Funcionários da Elegê, no Bairro Languiru, e outro percorreu as margens dos afluentes Arroio Harmonia e Arroio Schmidt, no Bairro Teutônia. No final da manhã, todos foram reunidos na Associação dos Funcionários da Languiru para o encerramento, com nova coleta de resíduos e plantio de mudas de árvores.


Todo material recolhido, cerca de uma tonelada, foi encaminhado ao Aterro Sanitário de Teutônia, onde será devidamente separado para o destino final correto. “Estamos muito felizes com o retorno que tivemos da comunidade e das entidades teutonienses, que atenderam ao nosso chamado e participaram do mutirão.


Com a união de esforços e envolvimento de cada um temos a oportunidade de ampliar as atividades do Projeto Revive Boa Vista. Estamos certos de que cada uma dessas pessoas envolvidas neste primeiro evento será multiplicadora da ideia e dará sua importante contribuição para a recuperação do nosso principal arroio e seus afluentes, permitindo que nossos filhos e netos possam desfrutar da beleza natural com a qual somos privilegiados em nosso município de Teutônia.


Estamos dando o primeiro passo e a intenção é ampliar o envolvimento de voluntários e empresas, promovendo a conscientização da comunidade para a necessidade da preservação do Meio Ambiente, com a correta destinação do lixo e indo além da separação do lixo e da redução do desperdício de água e luz. Estamos plantando a semente que esperamos que germine e dê muitos frutos”, destacou o presidente da CIC Teutônia, uma das entidades envolvidas na organização do evento, Waldir Piccinini.


As equipes ficaram impressionadas com a quantidade de lixo recolhido nos pequenos trechos percorridos do Boa Vista e seus afluentes, além de encontrarem “graxeiras” domésticas às suas margens.


“A quantidade de material recolhido é realmente preocupante, mas temos a certeza de que o Boa Vista ainda está em condições de ser recuperado, principalmente com cada um de nós dando a sua contribuição.


Porém, para isso, temos que ir muito além das atividades que iniciamos neste sábado”, frisou o presidente do Rotary Club de Teutônia, Ivandro Carlos Rosa, parceiro do Projeto.

Rio Taquari: Margens receberão 250 mil mudas


08/10/2010 - Rio Taquari: Margens receberão 250 mil mudas

Promotora de Justiça de Estrela Mônica Maranghelli de Avila, dá um importante passo na implantação do Corredor Ecológico.

As margens do Rio Taquari devem receber, nos próximos meses, 250 mil mudas de árvores nativas.

O anúncio foi feito ontem pelo diretor do Departamento de Floresta e Áreas Protegidas do Estado (Defap), Rafael Ferreira, em reunião no Colégio Santo Antônio, em Estrela, que debateu o Projeto Corredor Ecológico do Rio Taquari.

As mudas serão destinadas por uma empresa, que firmou termo de compromisso ambiental com o governo do Estado, seguindo proposta do programa Árvore é Vida. O projeto consiste na doação de mudas por meio de convênios firmados com associações de municípios.

“A previsão é que, na próxima semana, as mudas já estejam no horto florestal do Jardim Botânico de Lajeado”, avisa Ferreira.

Segundo ele, caberá à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) distribuir os espécimes à população ribeirinha dos 13 municípios que integram o Corredor Ecológico do Rio Taquari.

“Os agricultores dessas áreas irão plantar as mudas e o Defap irá fiscalizar, dentro de seis meses, o cumprimento do convênio. Qualquer problema, iremos nos reportar à Amvat”, explica.
Ele projeta que, em quatro anos, a recomposição florestal esteja concluída. De acordo com o diretor do Defap, o programa é inédito em quantidade de mudas plantadas no Estado e visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas, como as margens do Rio Taquari.

“Temos um cronograma até 2011, quando poderão estar plantadas três milhões de unidades, que protegerão 600 quilômetros de margens de rios no Estado”, calcula. Ferreira solicitou o apoio dos prefeitos e do Ministério Público, para que o projeto tenha continuidade, mesmo com a troca de governo.

“A caneta não estará mais na nossa mão, mas o programa significa uma revolução em termos de recomposição da mata ciliar”, entende.

Corredor Ecológico
Além do anúncio da destinação das 250 mil mudas, a reunião debateu os resultados já alcançados pelo Projeto Corredor Ecológico, que tem como propósito a recuperação das áreas de preservação permanente (APP) às margens do Rio Taquari, para proteção dos recursos hídricos.O projeto, conduzido pela promotora de Justiça Mônica Maranghelli de Avila, teve início em 2007, em Estrela, e hoje contempla 13 municípios.

Mais de 500 termos de ajustamento de conduta (TACs) já foram firmados com donos de propriedades localizadas às margens do rio.

Com isso, os ribeirinhos assumem o compromisso perante o Ministério Público de adotarem as medidas necessárias para recuperar a vegetação nativa.

Molhes e rampa no Rio Taquari - Obra de bioengenharia em Estrela-RS




06/10/2010 - Molhes e rampa - Obra de bioengenharia em fase de implantação

O Parque Municipal da Lagoa vem recebendo uma série de intervenções da Prefeitura de Estrela com o objetivo de proteger e restaurar em parte seus aspectos ambientais e paisagísticos deste local de grande importância para a população de Estrela. Estas intervenções, planejadas e executadas em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Planejamento e Desenvolvimento Urbano têm o intuito de executar a recuperação de um ambiente ripário através de processos conhecidos como “Bioengenharia de Solos”.

De acordo com o responsável pela obra, o biólogo Emerson Luis Musskopf, estes processos consistem na perenização de cursos de água e na estabilização de encostas. “Os processos também funcionam como tratamento da erosão do solo, através do emprego de material vegetal vivo combinado com estruturas inertes como madeira e pedra”, menciona.

Na área do Parque da Lagoa foram instaladas duas râmprolas (espigões ou molhes) construídas com grandes blocos de basalto, além de uma rampa para o acesso da população ao rio, que será utilizada predominantemente pelo “Projeto Navegar” da Smel, em suas diferentes escolinhas de esportes aquáticos.

Ainda segundo Émerson, além destas intervenções já executadas, na próxima semana temos prevista a construção de uma parede Krainer, além de uma estrutura de banqueta vegetal e uma tela viva, todas protegendo as áreas de talude (barrancas do rio) de modo permanente, ecologicamente eficientes e paisagisticamente adequadas. A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico já analisou o efeito das intervenções já realizadas.

Segundo avaliação técnica, as intervenções estão protegendo as margens do rio, amenizando a ocorrência de processos erosivos, gerando acúmulo de sedimentos e, em consequência, permitindo novas ações para restaurar as áreas ciliares do Parque da Lagoa.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Ângela Schossler, o pioneirismo do projeto, bem como as parcerias que permitiram sua execução, são motivos para que outras iniciativas possam surgir.“O principal objetivo é preservar o recurso hídrico, no caso o Rio Taquari”, menciona.

Celso Bronstrup visita rampa do Projeto Navegar



05/10/2010 - Projeto Navegar Prefeito visita nova rampa de acesso ao rio Taquari

O prefeito Celso Brönstrup, de Estrela, visitou a nova rampa de acesso ao rio Taquari, na manhã desta terça-feira (05/10/2010).

A mesma foi construída em concreto, no Parque da Lagoa (fundos da Polar), na área também conhecida por “Buraco dos Cachorros”.

O local é utilizado pelo Projeto Navegar, um programa desenvolvido há quase 10 anos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Brönstrup esteve acompanhado do secretário da Smel, Nardir Steffens.

O prefeito enalteceu a importância de se investir em ações que contribuem para a formação dos cidadãos, também por meio do esporte náutico.

“Sabemos que estamos oferecendo gratuitamente uma ocupação sadia às crianças e, além disso, poderemos estar formando e revelando novos talentos nesse esporte”, observou Celso Brönstrup.

O Projeto Navegar orienta, educa, forma e conscientiza as crianças e adolescestes, no turno oposto ao escolar.

Atualmente, 140 alunos são atendidos pelo Projeto Navegar, pelos professores e/ou instrutores.As crianças aprendem modalidades como vela, remo e canoagem. Maiores informações são possíveis pelo telefone (51) 3981-1067.

Projeto Navegar em Estrela-RS




30/09/2010 - Projeto Navegar Rampa de acesso ao Rio Taquari está pronta

Na manhã desta quinta-feira foi realizada a primeira aula utilizando a nova rampa de acesso ao Rio Taquari construida esta semana pela prefeitura municipal de Estrela.

A Secretaria de Obras de Estrela aproveitou a diminuição do nível da água, para que uma empresa de Lajeado pudesse retirar um barco de areia afundado há 15 dias no Rio Taquari e que na ocasião causou um acidente ecológico derramando cerca de 1000 litros de óleo combustível no rio, para fazer a concretagem da rampa de acesso do Projeto Navegar e para concluir os molhes de contenção contra a erosão nas barrancas.

O coordenador do Projeto Navegar, professor Nei Schmidt, se mostrou bastante satisfeito com a nova rampa de acesso ao rio Taquari. "A rampa facilitou bastante o nosso serviço, agora podemos carregar os caiaques e velas até a beira do rio com mais segurança." O professor Nei falou também que a escolinha onta hoje com 140 alunos e que as mesmas praticam uma modalidade por mês, ou seja, remo, vela e caiaque.

Também informou que ainda tem vagas nas turmas de segunda e quarta-feira podendo se inscrever alunos com idade superior a 6 anos e inferior a 16 anos de idade. Presentes também estavam os professores Alexandre Böhmer do remo e a professora Vanderleia da Vela com seus respectivos alunos.

Rio Taquari - Praia de Cascalho em Estrela-RS



Praia do cascalho emergiu
29 setembro de 2010


Um barco de areia afundado há 15 dias no Rio Taquari foi responsável por trazer à lembrança dos estrelenses uma imagem apagada há quase 40 anos.


Parte da antiga praia do cascalho, próximo da velha escadaria, chegou a ser vista ontem, por algumas breves horas.


As comportas da barragem de Bom Retiro do Sul foram abertas na segunda-feira, de madrugada.


Os técnicos portuários diminuíram o nível das águas para resgatar a embarcação que havia imergido um pouco abaixo da empresa Granóleo.


Conforme o encarregado de operações, Nei Argoud, o nível do rio diminuiu quatro metros em Estrela e três metros na eclusa em Bom Retiro.


Com isso, os homens puderam retirar a água que estava nos porões do barco. O problema da embarcação foi resolvido antes do meio-dia de ontem, mas ele só voltou a flutuar quando a barragem foi fechada, no início da noite.


As comportas ficaram abertas durante 36 horas. A Secretaria de Obras de Estrela aproveitou a diminuição do nível da água para fazer a concretagem da rampa de acesso do Projeto Navegar e para concluir os molhes de contenção contra a erosão nas barrancas.


Com o rio baixo, antigos moradores das margens do Taquari visitaram o local. “Foi uma volta ao passado”, conta o secretário de Obras, Nardi Afonso da Silva, lembrando da praia, que era atração em 1960.


Ontem, o bancário Francisco Horn visualizava as grandes rochas que foram colocadas depois, por empresa do município e recordava a vida perto dos cascalhos. “Para nós foi uma época muito importante.”

Rio Taquari - Setembro de 2010


Setembro de 2010

Reduzido nível do Taquari para resgate de Draga de empresa lajeadense e construção de rampa em Estrela.

O nível do Rio Taquari ficou em 10 metros, três abaixo do normal.

Foram abertas as comportas da barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul, para a retirada de uma Draga de empresa lajeadense naufragada que causou danos ecológicos ao despejar óleo no Rio Taquari.

A prefeitura de Estrela também aproveitou para realizar obras às margens do Rio.

Recursos hídricos: Definidos projetos da Bacia Taquari-Antas


Recursos hídricos: Definidos projetos da Bacia Taquari-Antas

Seleção aconteceu na assembleia do Comitê, na sexta-feira, em Caxias do Sul Os três primeiros projetos que serão contemplados pelo Plano Piloto da Região Hidrográfica do Guaíba foram conhecidos na sexta-feira, em assembleia do Comitê Taquari-Antas.
Dois deles contemplarão as cidades de Estrela e Cambará do Sul, e, um terceiro, atingirá 40 municípios da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
Das 27 ações apresentadas, quatro foram rejeitadas por não terem como foco o abatimento de carga orgânica, e outras quatro por terem um baixo porcentual da área do município, que faz parte da bacia hidrográfica.
Dos selecionados, o de maior abrangência é o que prevê a cobertura de esterqueiras nas propriedades onde são criados suínos no Vale do Taquari, no valor de R$ 3,250 milhões.
Para Estrela, foi aprovada a destinação de R$ 800 mil para a implantação de estações compactas de tratamento de esgoto. Para o presidente da Associação dos Secretários de Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat), João Bogorni, a cobertura das esterqueiras vai melhorar as condições dos produtores rurais. “É um projeto abrangente, para muitos municípios.
Os dejetos de suínos são mantidos em locais isolados, mas estão a céu aberto. Com as chuvas, isso transborda e gera custo para o produtor, que tem que fazer a limpeza do local”, fala Bogorne.
Origem dos recursos Com os projetos definidos pelo Comitê Taquari-Antas, e com base nos custos para sua execução, serão feitas simulações para a cobrança pelo uso da água. Não há, ainda, um valor preestabelecido.
Todos os consumidores, os que utilizam a água ou a poluem, estão sujeitos à cobrança.Entre eles, as companhias de abastecimento ou os municípios, indústrias, produtores rurais e consumidores em geral, geradoras de energia, mineração, navegação.Conforme a secretária executiva do Comitê Taquari-Antas, Cíntia Agostini, são esses os órgãos que vão fixar os valores.
Ela informa que simulação da Agência Nacional das Águas, em 2009, mostra, por exemplo, que um usuário que consome 30 metros cúbicos por mês teria uma taxa de R$ 1 no período.Nos 120 municípios da bacia, o estudo da agência estimava uma arrecadação de R$ 10 milhões ao ano.

Rio Taquari estava 8,55 metros acima do nível normal – Enchente 23 de setembro de 2010






Rio Taquari estava 8,55 metros acima do nível normal – Enchente 23 de setembro de 2010


Nível dos rios Apesar do inconveniente, o Rio Taquari não apresentou aumento súbito no nível, como ocorrido na enxurrada do começo do ano, em janeiro.


Entretanto, apenas às 9h do dia 23 de setembro de 2010, ele se estabilizou na marca de 21,55 metros, de acordo com medição no Porto de Estrela - mais de oito metros acima do nível normal.Em Encantado, o pico ocorreu com 13,2 metros, conforme registros da Brigada Militar.
Na região, Lajeado foi a cidade mais atingida com as inundações. Em quatro ruas, o tráfego de veículos teve que ser interrompido.


O Parque Professor Theobaldo Dick ficou debaixo d’água, o que exigiu dos motoristas procurar rotas alternativas em razão do bloqueio da Rua Santos Filho.


O mesmo ocorreu na Avenida Décio Martins Costa e nas ruas Carlos Spohr Filho e Arnoldo Uri, que dá acesso ao Bairro Jardim do Cedro. Em Colinas, a cheia também comprometeu o acesso à cidade pela ERS-129. A via ficou interrompida a partir do quilômetro 50, a menos de 700 metros do Centro. A água invadiu a pista mas não atingiu nenhuma residência.


De acordo com o chefe de gabinete, Marcelo Schroer, duas famílias ficaram de sobreaviso em razão da proximidade das águas, mas não foi necessária a retirada.


Os condutores tiveram que completar o trajeto por meio de um desvio por Linha Roncador, o que aumentou o percurso em até quatro quilômetros. Em Estrela, mesmo com a cheia, não houve a necessidade da retirada de famílias.


No município, quatro pontos distantes foram invadidos pelas águas, com a interdição de vias. São elas, Rua Olinda Mallmann, no Bairro Imigrante; Arnaldo Balvê, no Centro, próximo do parcão; ERS-129, trecho que liga Chacrinha a Arroio do Ouro; e Bairro Boa União à Vila São José; Rua Antônio Horn, na ligação do Loteamento Führ com o Imigrante, no Bairro Alto da Bronze.

Condimma/Amvat realizou encontro em Nova Bréscia

Condimma/Amvat realizou encontro em Nova Bréscia

O Conselho de Dirigentes de Meio Ambiente do Vale do Taquari (Condimma/Amvat) realizou encontro dia 23 de setembro de 2010, em Nova Bréscia, no auditório da Prefeitura, na (Av. Bento Gonçalves, 1400 – Centro).

No encontro os dirigentes de Meio Ambiente das cidades do Vale vão promoveram importantes debates. Segundo a presidente do Condimma, secretária Municipal de Meio Ambiente de Estrela, Ângela Schossler, é nestes momentos que são planejadas e avaliadas ações para a região.
“Procuramos capacitar o grupo e nos manter informados acerca das questões ambientais em debate no momento”, menciona. Escolhido pelo próprio grupo, a temática dos “Recursos Hídricos e da Água” norteou o encontro.

Censo: Setor da pesca vai mostrar sua cara - Vale do Taquari


Censo: Setor da pesca vai mostrar sua cara


Levantamento de dados passou pelo Vale do Taquari e colheu informações da realidade local A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio realizou o Censo da Pesca na região. A pesquisa ouviu pescadores amadores e artesanais de Taquari, Bom Retiro do Sul, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado e Lajeado.

O levantamento de dados está sendo coordenado em todo país pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.


Para o presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z20 - Vale do Taquari, José Léo Käfer, a iniciativa é positiva. “A pesca como profissão ainda é uma criança, porque o reconhecimento legal veio em 2003”, recorda. "De lá pra cá, houve uma grande evolução para o setor", opina. “O Governo Federal criou o Ministério da Pesca e, recentemente, o Estado incluiu o setor na Secretaria de Agricultura.” De acordo com Käfer, o censo levantou diversos dados e todos com grau de importância. “Será possível com esta estatística traçar o potencial da pesca.”
Entre as questões respondidas estão: a quantidade pescada, armazenamento do peixe, destino: se vendido in natura, se consumido ou industrializado. Além dos dados sobre o ofício, o censo perguntou sobre as condições de vida do profissional e de sua família.


O censo vai traçar um mapa da pesca no Brasil. Käfer acredita que é o primeiro passo para criar políticas públicas específicas para o setor. Segundo ele, o Vale conta com mais de 5 mil pescadores, entre os legalizados e os que não têm licença. Associados à colônia, cerca de 500, entre amadores e artesanais.

Governo assina contrato para elaboração do Plano de Bacia do rio Taquari-Antas




Governo assina contrato para elaboração do Plano de Bacia do rio Taquari-Antas
Set 2010

O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, assinou, na quarta-feira, dia 15, termo de contrato com a empresa que será responsável pela elaboração do Plano de Bacia do rio Taquari-Antas.

A STE - Serviços Técnicos de Engenharia venceu a licitação e terá 720 dias para a execução do projeto, que custará R$ 887.816,42. Estiveram presentes no ato de assinatura o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio Taquari-Antas, Daniel Schmitz, o vice-presidente do comitê, Júlio Salecker e o diretor da STE, Daniel Bolsoni, diretor da STE.

Segundo o secretário, na área dos recursos hídricos, o governo do Estado tem investido muito em parcerias com os comitês de bacias. "O plano de bacia, além de implementar uma ferramenta ambiental e social, constitui-se num instrumento para a implantação de políticas públicas, saneamento e desenvolvimento sustentável," declarou o secretário. Giancarlo ressaltou, ainda, que além da contratação da empresa, o levantamento de disponibilidade hídrica no Estado está sendo realizado e que, ainda neste mês, o Cadastro de Usuários da Água entrará em funcionamento.

Assinatura aconteceu na quarta-feira Fonte: Sema/RS Foto: Divulgação

Coredor Ecológico do Rio Taquari


O Governo do Estado entregou ontem 21/10/2010, no Jardim Botânico de Lajeado, cerca de 10 mil mudas ao município para a implantação do Projeto de Recuperação do Corredor Ecológico do Rio Taquari no município.

A entrega, feita através do Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP), simboliza um total de 250 mil mudas que deverão ser plantadas nos 13 municípios contemplados pelo projeto, totalizando mais de 500km de extensão das margens do Rio Taquari que receberão o adensamento florestal.