Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Frio, Umidade e águas turvas no Rio Taquari em Julho de 2010







Frio, Umidade e águas turvas no Rio Taquari em Julho de 2010

Aguas do Rio Taquari, em julho de 2010, com coloração marrom, aspecto barrenta, sólidos em suspensão e baixa transparência de apenas 40 cm medida com Disco de Secchi.

O Potencial de Hidrogênio (pH) 7,0, portanto neutro e ideal. Água inodora. Oxigênio Dissolvido com 11 mg/L; Matéria Orgânica: 3,6 mg/L. Não foi verificado espuma na superfície da água.
Temperatura da água com 14°C. O Rio estava acima da sua cota normal (15 m) em 2 metros sem maiores consequencias para população ribeirinha, que começa a ter problemas a partir dos (18 m) portanto 5 m acima do nível normal que é de 13 m.

No dia do monitoramento (24/07) o tempo estava nublado, com chuvas e com temperatura do ar de 14,0 °C às 17 horas. Soprava um vento leve de 15 km/h. Umidade Relativa do ar com 98%.

Julho de 2010 – Mês das Interpéries:

No início do mês, uma onda de calor que chegou a ser chamada de “Veranico de Julho” atingiu a região do Vale do Taquari-RS com temperaturas de 27ºC na tarde do dia 7 de julho em pleno inverno.

No dia 12 de julho houve ventania na madrugada com ventos de até 80 km por hora, acompanhado de chuva intensa. Município mais atingido foi Venâncio Aires com muitas casas destelhadas.

Depois uma onda de frio extremo na região do Vale do Taquari e Bacia Hidrográfica Taquari Antas, com temperatura de 3ºC em Estrela-RS, na madrugada do dia 15 de julho de 2010, e -5 ºC (negativos) na Serra Gaúcha, inclusive com formação de geada.

Em muitos dias a temperatura ficou amena na parte da tarde e a noite houve quedas acentuadas. Mudanças drásticas de temperatura com muita gente ficando doente e procurando atendimento médico. A Umidade Relativa do Ar, em alta, acima de 90%, acompanhou os dias cinzentos e noites frias do inverno na região. Foram 230 mm de chuva em Estrela-RS, no mês de julho.

No dia 21 de julho foi a vez de um tornado passar pela região com muitos prejuízos econômicos e sociais, especialmente nos municípios de Westfália-RS e Imigrante-RS com queda de aviários de aves para corte e galinhas poedeiras. A maioria das aves morreram deixando enorme prejuízos para algumas famílias que perderam sua subsistência.

Mas os municípios mais atingidos foram Gramado-RS e Canela-RS, com o Furacão com ventos de 124 km por hora, duração de 40 segundos, que deixou 407 casas danificadas e 220 pessoas desalojadas.

A lua cheia e céu limpo a noite marcou as últimas noites de julho de 2010.
Monitoramento: Aepan-ONG – Ambientalistas Responsáveis: Jorge Scherer, Airton Engster dos Santos e Marco Dinis Kaefer.

Condições do Rio Taquari em Junho – Entrada do Inverno 2010







Condições do Rio Taquari em Junho – Entrada do Inverno 2010

Apesar da precipitação pluviométrica média na região, de 198 mm, durante o mês, com maior volume de chuvas verificado entre os dias 16 e 20 de junho de 2010, fazendo com que houvesse uma pequena cheia de 17,25 metros, ou seja 4,25 metros acima do nível normal, águas do Rio Taquari com boas condições ambientais em junho de 2010 .

No dia do monitoramento (25/06) o tempo era ensolarado, com temperatura do ar de 19,0 °C às 17 horas. Soprava um vento leve de 12 km/h. Umidade Relativa do ar com 78%. A transparência da água com 45 cm, cor marrom e aspecto barrenta. Não foi verificado espuma na superfície da água. Temperatura da água com 16°C.

O Potencial de Hidrogênio (pH) 6,8, portanto neutro e ideal. Água inodora. Foi constatada a presença de peixes na água. Verificado lixo nas barrancas, especialmente plástico e isopor. Oxigênio Dissolvido com 10,7 mg/L; Matéria Orgânica: 3,6 mg/L.

Foi visto sobrevoando sobre as águas do Rio Taquari, a ave conhecida como “Garça Branca Pequena”, com plumagem totalmente branca, bico e e pernas escuras e pés amarelos. Alcança 54 cm de comprimento. Pode ser vista pousada nos galhos da mata ciliar ou sobrevoando as águas.

Na mata ciliar do Rio Taquari, foi encontrado árvore de Cedro que possui de 25 a 35 metros de altura, folhas grandes, compostas com inúmeros folíolos, decíduas ou caducas. O fruto é lenhoso de cor castanho-escura, abrindo-se cinco valvas, quando maduro, liberando numerosa sementes aladas.

O cedro floresce na primavera e frutifica no inverno, após a queda das folhas. Tem ocorrência no interior da mata ciliar e na Praça Menna Barreto em Estrela.

Curiosidades:
No dia 21 de junho, entrada oficial do inverno a temperatura mínima foi de 7,1 ºC e máxima de 15 ºC, com sol e núvens no final do dia.

Já a temperatura mínima observada no mês de junho foi de 5,7 ºC e a máxima de 25,0 ºC.

Os trabalhos de monitoramento, foram coordenados por voluntários da Aepan-ONG, Jorge Scherer, Airton Engster dos Santos e Marco Kaefer.