Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Acidente Ecológico no Arroio Estrela






Acidente Ecológico no Arroio Estrela

Sábado pela manhã, dia 17 de abril de 2010, no Arroio Estrela, no antigo moinho de trigo e sob a ponte do Stangler na rua Coronel Britto, em Estrela-RS, teve lugar um acidente ecológico com mortandade de peixes.

Na verdade, a hipótese mais aceita num primeiro momento é de que um cardume de peixes tenha entrado num tanque do antigo moinho, e ficado preso. Isto porque a água do arroio Estrela que entra no tanque por uma abertura na parte de baixo, tem sua saída na parte superior. Porém com a pequena estiagem observada no mês de abril, o arroio baixou seu nível, desta forma a água parou de circular pelo local, diminuindo o oxigênio dissolvido, vindo a estressar os peixes, ficando os mesmos desorientados e levando-os até a morte.

Diversos populares, com picaretas e pás, passaram a demolir parte do tanque para liberar os peixes para o leito principal do arroio Estrela, numa verdadeira demonstração de voluntariado. A idéia para atitude derradeira para salvar os peixes partiu de um morador das imediações, destaca Ângela Schossler, Secretária do Meio Ambiente, presente ao local conjuntamente com sua equipe, mais a Patrulha Ambiental da BM e Aepan-ONG.

Foi efetivada uma coleta de amostra da água no local, que a Secretaria do Meio Ambiente de Estrela encaminhou para o Laboratório da Univates para confirmar, ou não, as observações iniciais.

Do ponto de vista ecológico, o oxigênio dissolvido na água é uma variável extremamente importante, haja vista que a maioria dos organismos aquáticos necessita deste elemento para a respiração.


Texto e Fotos:
Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer




Rio Taquari - Março de 2010 - Estrela-RS

Lua de março de 2010 - Estrela-RS
Rio Taquari - março de 2010 - Estrela-RS


Rio Taquari - março 2010 - Estrela-RS


Chuva de granizo - 06 de março 2010 - Estrela-RS

Tico-Tico encontrado nas matas do Rio Taquari

Rio Taquari em março de 2010
No dia 25 de março de 2010, foi efetivado levantamento das condições ambientais do Rio Taquari, com coleta de água realizada em Estrela-RS.

Ás 17 horas, momento em que os ambientalistas da Aepan-ONG faziam as análises, medidas e observações, a Umidade Relativa do Ar encontrava-se em 78%. O vento soprava numa velocidade de 17 km/hora. Dia limpo sem nuvens, temperatura com 23 °C.

A transparência da água de apenas 80 cm de profundidade. Cor esverdeada e aspecto limpo; Cheiro característico do Rio Taquari. Matéria Orgânica com 2,0 mg/litro. Temperatura da água de 26,5 °C; pH: 7,1; Oxigênio Dissolvido de 8,8 mg/litro. Sem lixo flutuante, espumas ou óleo. Peixes pequenos foram observados na água.

Na mata foram encontradas variedades de lixos jogados, Temperatura do solo de 21 °C.
Também foram vistas diversas espécies de pássaros, principalmente o Tico-Tico. Também foram avistadas pequenas borboletas.

Com relação a flora destacamos diversos pés de angico, presente ao longo da mata ciliar.
Curiosidades

Flora:
Encontrados diversos pés de angico na mata ciliar do Arroio Estrela e Rio Taquari.
O Angico tem por característica florescer no final da primavera e frutificar no outono inverno.

Fauna:
Avistamos o pássaro conhecido por tico-tico que apresenta no alto da cabeça, um topetinho listrado de cinza e preto, garganta branca, colar ferrugíneo e dorso riscado de marrom e preto – Atinge 15 cm de comprimento.

Temperatura e Precipitação Pluviométrica em Estrela-RS:
A máxima temperatura observada, no mês de março de 2010, foi de 34,0 °C e a mínima foi de20,0 °C. Já a precipitação foi de 142 milímetros.

Com relação ao tempo:
No dia 06 de março houve uma chuva de granizo em Estrela-RS, sem contudo causar danos materiais para população
Voluntários:
Leonardo Alex Stephan,
Jorge Scherer,
Marco Kaefer,
Airton Engster dos Sntos,
Igor Biberg