Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Estrela - Rs - Altas temperaturas no verão - Fevereiro de 2010


Efeitos das altas temperaturas em Estrela: “Estresse calórico” vitima milhares de frangos



As temperaturas próximas dos 40 ºC têm gerado prejuízos para alguns avicultores de Estrela.


Na propriedade do casal Jorge Sechi (53) e Teodile Sechi (47) foi necessária a abertura de uma vala para enterrar os frangos mortos.


Cerca de 4 mil aves fêmeas, pesando em média 2,4 kg cada, foram vitimadas pelo conhecido “estresse calórico”, segundo o veterinário da Cooperativa Languiru, Anderson Xavier.


A propriedade localiza-se em Linha Geraldo Baixa, possuindo dois aviários com 1.440 m2 cada.


capacidade de produção dos dois aviários juntos alcança lotes com cerca de 42 mil cabeças, em períodos de 40 dias.


O Casal Sechi está estudando a viabilidade da aquisição de gerador de energia, haja vista a necessidade da adoção de medidas preventivas na tentativa de evitar nova mortandade de frangos.


Em contato com o secretário municipal de Agricultura de Estrela, Paulo Floriano Scheeren, os avicultores receberam sinal verde para a possibilidade da aquisição do equipamento por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (Funderal).


Scheeren esteve na propriedade do Casal Sechi e se colocou à disposição para qualquer tipo de auxílio, dentro do aspecto legal.


“O Município está junto com os avicultores”, resumiu o secretário.

Já na localidade de Novo Paraíso, uma granja que produz matrizes para a empresa Penasul (antiga Pena Branca) de Garibaldi, também registrou perdas. Cerca de 5 mil fêmeas não resistiram ao forte calor.


A exemplo do que aconteceu na propriedade dos Sechi, de Linha Geraldo Baixa, foi necessária a abertura de vala para enterrar as aves mortas.


Nos dois casos, os serviços foram realizados por uma retroescavadeira da Secretaria Municipal de Agricultura de Estrela.

Texto e foto: ILOCIR JOSÉ FÜHR


Rio Taquari - Janeiro de 2010





Fortes chuvas marcaram o

mês de janeiro/2010 na Bacia Taquari-Antas


No domingo dia 31 de janeiro de 2010, voluntários da Aepan-ONG realizaram levantamento das condições ambientais do Rio Taquari. O local escolhido para coleta de amostra e levantamentos físicos, foi a antiga escadaria, atrás da extinta Cervejaria Polar em Estrela-RS.

Ás 17 horas, momento em que se efetivou as atividades de observação e medidas o sol brilhava intensamente, sem nuvens e com céu azul, soprava uma brisa suave com ventos entre 12 a 19 km por hora. A umidade do ar de 75% e temperatura atmosférica de 35 °C, muito quente e abafado. Cabe informar que, em Estrela-RS, no mês de janeiro de 2010, a temperatura máxima foi de 38,2 °C e mínima de 20 °C.

Observou-se a presença de diversas espécies de pássaros na mata ciliar. Também muito lixo jogado na margem do rio. A temperatura do solo com 32 °C.

A transparência da água com 72 centímetros de profundidade medida com disco de Secchi. A água inodora esverdeada e com aspecto límpido com 27,5 °C de temperatura. Sem nenhuma proliferação de algas. Também não foi visto óleo nem espumas na lâmina da água. Presença de cardumes de peixes.

Oxigênio Dissolvido com ótima concentração 9,0 mg/L e pH de 7,0. Outras análises químicas normais. Matéria Orgânica: 2,6 mg/L.

Após apuração e estudos dos resultados obtidos pode-se afirmar que as condições ambientais das águas do Rio Taquari são boas.

No mês de janeiro, o que trouxe transtorno para comunidade regional foram as fortes chuvas que causaram enormes estragos, principalmente nas comunidades de Marques de Souza e Travesseiro. Muitas pessoas perderam todos seus pertences, inclusive seus meios de subsistência, com perdas de lavouras, animais entre outros. O Rio Forqueta, afluente do Rio Taquari em sua margem direita, após receber um volume de chuvas muito grande, em curto espaço de tempo, transbordou levando tudo que havia pela frente. Cabe ressaltar que o Rio Forqueta recebe água de dois afluentes principais: Arroio do Fão e Rio Forquetinha que contribuíram com suas águas, em grande correnteza, para destruição que se seguiu. O Rio Taquari apresentou uma cheia de 23,95 cm, medida do Porto de Estrela, desalojando muitas famílias no município. Em Estrela, a precipitação pluviométrica foi de 327 milímetros de janeiro de 2010.


Fauna na mata ciliar do Rio Taquari:

Mas nem tudo foi destruição, a vida pede passagem, entre os pássaros que foram avistados na mata ciliar do Rio Taquari no mês de janeiro de 2010, no município de Estrela-RS, podemos destacar a Rolinha-Roxa, que possui como características uma plumagem ferruginea. O macho tem cabeça cinza azulada, enquanto a fêmea é uniformemente cinza-ferrugem. Alcança 17 cm de comprimento.

Seu habitat ocorre com maior freqüência, em ambientes úmidos e locais abertos, adaptando-se perfeitamente à vida na cidade.

Na praça central Menna Barreto, do município de Estrela-RS, é comum vê-la nas árvores e canteiros. Alimenta-se de grãos e frutos, procurando geralmente seu alimento no solo.


Participaram dos trabalhos: Jorge Scherer, Airton Engster dos Santos e Marco Kaffer. Fotos: Pedro Valdir Pereira.