Defesa Civil e Cruz Vermelha

Defesa Civil e Cruz Vermelha
Prefeitura de Lajeado-RS

Na Semana do Meio Ambiente - Aepan-ONG constata agravamento da erosão no Rio Taquari




Na Semana do Meio Ambiente - Aepan-ONG constata agravamento da erosão

no Rio Taquari

Ambientalistas da Aepan-ONG, constataram agravamento no quadro de erosão e desbarrancamento no local conhecido como Buraco dos Cachorros, junto ao Rio Taquari, mais precisamente localizado nos fundos da antiga fábrica de cerveja Polar.

A questão está sendo tratada entre o Ministério Público e Prefeitura Municipal de Estrela, o que é louvável. A Aepan-ONG torce por soluções que sejam implementadas em virtude de um possível agravamento, ainda maior do quadro, diante de uma nova cheia por exemplo.

Outra questão observada pelos ambientalistas diz respeito a grande quantidade de lixo pendurado ou jogado na mata ciliar, o que demonstra, segundo os mesmos, o desleixo da população de toda bacia Taquari-Antas, com relação à preservação do meio ambiente. Plástico, panos, isopor, latas, madeira entre outros, devolvido pelo Rio Taquari, nas cheias, como que, querendo chamar a atenção para consciência ecológica, alertam os membros da Aepan-ONG.

Curiosidade:

Assoreamento é a obstrução de um rio, canal, estuário ou qualquer corpo d’água, pelo acúmulo de substâncias minerais (areia, argila, etc) ou orgânicas, como o lodo, provocando a redução de sua profundidade e da velocidade de sua correnteza, além da morte dos peixes.

Voluntários: Airton Engster dos Santos

Jorge Scherer e Marco Kafer.

Imagens: Aepan-ONG


Lixo em Estrela-RS




Lixo - Flagrante de conduta inadequada
no bairro das Indústrias em Estrela-RS

Pode-se observar nas imagens uma pilha de resíduos sólidos, provavelmente lixo industrial acumulado na Avenida Augusto Frederico Markus, no bairro das Indústrias.

Em seguida nota-se uma fogueira com fumaça escura oriunda da queima de borracha.

Depois mais nada, só a mancha da queima ilegal de lixo promovida no local.

A Aepan-ONG alerta que a reciclagem de lixo gera renda e ajuda a preservar o meio ambiente.

Produtos e materiais enviados para o lixo e queimados como no caso do bairro das Indústrias poderiam ser reaproveitados ou transformados em matéria prima para indústria de reciclagem, gerando renda para as pessoas e trazendo economia de recursos como a água, energia e matérias-primas retiradas da natureza.

O descarte inadequado de resíduos é ainda uma ameaça para o meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida da população, porque contamina o ar com fumaça oriunda da queima, o solo, o rio, além de disseminar doenças e provocar mau cheiro.

Para que o problema do lixo seja resolvido é necessário que o volume produzido seja reduzido, que haja a reutilização de objetos e materiais e um maior aproveitamento para reciclagem.

Faça a sua parte: reaproveite, doe e não desperdice.

Aepan-ONG

Rio Taquari, Arroio Estrela e Arroio Boa Vista






Aepan-ONG promoveu dia de Campo

Os voluntários da Aepan-ONG acompanhados por alunas da 7ª série do Colégio Martin Luther participaram do dia de campo realizado no sábado dia 02 de maio de 2009.

As atividades foram desenvolvidas na mata ciliar e barrancas do Arroio Estrela onde se analisou as condições climáticas, flora, fauna e água.

As conclusões do grupo serão utilizadas pelas alunas em trabalho escolar que será apresentado no Colégio Martin Luther.

Texto: Alex Eurico Santiago

Imagens: Aepan-ONG